Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Eis como manter o ritmo de treino em tempo frio sem por os pés no ginásio

Não gosta de ginásios, mas a descida de temperatura impede-lhe de treinar na rua? Desculpas.

Eis como manter o ritmo de treino em tempo frio sem por os pés no ginásio
Notícias ao Minuto

15:00 - 02/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Treinos

Imagine a sensação de prazer e auto-orgulho de quando está, completamente relaxado, no banho depois de um intenso treino. ‘É por isto que vale a pena treinar’, é o pensamento. De facto, treinar traz inúmeras vantagens a todo o organismo, não são só as melhorias físicas, mas também internas, inclusive a nível mental, e a sensação de satisfação ao aperceber-se do bem que está a fazer a si próprio, é uma destas vantagens.

É pois a esta sensação que se tem de agarrar nos dias de preguiça que lhe fazem trocar as sapatilhas de treino pelo sofá, a mantinha e as peúgas, indispensáveis às tardes de inverno.

O tempo frio obriga a mudanças na forma como se treina, garantidamente. Como exemplo, lembramos da necessidade de se aumentar o número de dias de descanso entre treinos, como explicamos aqui, mas parar porque está frio não é de todo opção e é contra este cenário, a que não se quer que ninguém chegue, que a Women’s Health norte americana aponta cinco formas que vão facilitar a entrada ou mantimento de uma rotina de treino em que o corpo está sempre a mexer.

Vá a pé para o trabalho: É certo que a proposta não dá para todos, mas se puder, opte pelos transportes apenas nos dias de chuva ou quando está mesmo em cima da hora. Andar a pé é um excelente exemplo de exercício leve com benefícios para o ser humano. Não está muito calor, por isso não há o risco de chegar transpirado ao trabalho. E se não tiver tempo para mais treino nenhum, ao menos garante aquela meia hora de exercício, que é o mínimo aconselhado a cada dia;

Comece a correr: Sim, no inverno. Ainda que o verão seja convidativo aos treinos ao ar livre, com as elevadas temperaturas torna-se impossível treinar debaixo de sol, já no tempo mais frio, pode custar um pouco a começar, mas com as roupas certas, assim que aquecer os músculos verá como é agradável correr por espaços ao ar livre, enquanto aprecia o cenário da cidade cheia de folhas caídas ou mesmo com luzes de natal;

Aposte em grupos de corrida ou treino: Eles continuam a existir no inverno. Se já corre, talvez integrar um grupo seja uma boa forma de melhorar os seus níveis de performance. Estimule-se a melhorar os seus números ao desafiar-se em grupos cuja velocidade média é um pouco menor do que aquela a que normalmente corre. Pode ser o estímulo que lhe falta.

Aposte no futebol: Para muitos, treinar acompanhado é bem mais fácil. Por que não reservar um campo de futebol (ou futebol de salão) para um fim de tarde diferente com os seus amigos ou colegas de trabalho. Na sexta-feira podem manter o programa de irem tomar um copo depois do trabalho, noutros dias, aposte-se no desporto.

Siga páginas dedicadas ao fitness: Intagram, Facebook, Youtube ou outros canais podem ser o meio que precisa para lhe orientar os treinos em casa. Vai certamente encontrar opções que vão ao encontro dos seus interesses, tanto a nível de exercícios como de tempo que tem disponível.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório