Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

No inverno, deve-se apostar em mais dias de descanso entre treinos?

Permissão para descansar: concebida.

No inverno, deve-se apostar em mais dias de descanso entre treinos?
Notícias ao Minuto

09:00 - 02/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Treinos

Os dias de descanso fazem parte de qualquer plano de treino (sobre este ponto, vamos ignorar os atletas de alta competição que têm uma frequência de treino própria e chegam por vezes aos treinos bi-diários). É graças aos dias de descanso que o corpo recupera, restaura os músculos para o esforço seguinte e recompõe-se para que não lhe falte energia para o próximo dia de exercício físico.

Este aspeto é sabido, mas o British Journal of Sports Medicine lança uma questão que, sobre este aspeto, é pouco falada: Os dias de descanso e plano de treino no geral devem se adaptar ao tempo que carateriza as diferentes alturas do ano?

A resposta é sim. Demasiados exercícios de alta intensidade podem deixá-lo mais propício a gripes e constipações, isto porque o sistema imunitário trabalha de forma ligeiramente diferente no inverno (pois tem de proteger o corpo de agressões diferentes) e “demasiado exercício extenuante sem o descanso suficiente pode matar os glóbulos brancos – aqueles que o protegem contra os vírus de inverno”, esclarece um dos especialistas da referida publicação de medicina desportiva para quem o ideal é que se descanse sempre a cada dois dias de treino.

E para quem no verão treinava com bastante intensidade e não descansava mais do que um dia ou dois no máximo a casa semana, o maior tempo de pausa pode lhe parecer estranho. Para que se ‘entretenha’ nestes momentos de descanso sem expor o corpo a demasiado esforço, a Women’s Health do Reino Unido dá três sugestões: ouvir podcasts (se forem sobre fitness, pode se inspirar a tais alterações que se devem ao tempo), cozinhar (não há treino que não fique completo com uma boa alimentação) e meditar (corpo sã em mente sã. Porque não trabalhar o corpo de dentro para fora?).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório