Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Há mais um motivo para garantir os bons níveis de vitamina D

Os níveis certos resultam em melhorias a nível de treino. Sabe porquê?

Há mais um motivo para garantir os bons níveis de vitamina D
Notícias ao Minuto

18:00 - 04/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Nutrição

Não é só a nível ósseo que a vitamina D traz vantagens. Um maior consumo desta vitamina relaciona-se também com uma melhor performance de fitness, em específico a capacidade cardiorrespiratória, conclui um estudo acerca dos efeitos deste nutriente, com foco em ambiente de treino, desenvolvido pela Universidade de Virgínia, publicado esta semana no European Journal of Preventive Cardiology.

De notar que este aspeto não pode ser diretamente relacionado com uma melhor performance de treino, embora seja apontado como um aspeto vantajoso para a prática de treino, como se comprovou com o caso da maioria da amostra analisada durante o referido estudo.

VO2 máximo é a designação que define a capacidade cardiorrespiratória de que se fala. Descreve-se como a quantidade máxima de oxigénio que o corpo usa durante o exercício físico. Quanto maior, melhor a capacidade cardiorrespiratória durante o fitness e tanto nos casos de homens como mulheres e independentemente da idade do indivíduo (a amostra analisou casos de pessoas dos 20 aos 49 anos de idade) a quantidade de vitamina D tinha sempre efeitos positivos a nível de VO2 máximo.

Como justificação deste este aspeto, os autores do estudo seguem uma lógica a nível biológico, que passa pela presença de vitamina D em células pertencentes aos músculos do coração, o que beneficia o processo de aporte de oxigénio.

Apesar das conclusões, os investigadores alertam para o facto de, quando em excesso, a vitamina D pode-se tornar tóxica ao corpo humano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório