Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Estão abertas as inscrições para ‘Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo'

Todos os restaurantes de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas estão convidados a participar na 9.ª edição do ‘Tejo Gourmet - Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’.

Estão abertas as inscrições para ‘Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo'
Notícias ao Minuto

19:00 - 31/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Tejo gourmet

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, que tem como objectivo promover os Vinhos do Tejo certificados e aumentar a sua oferta nas cartas vínicas. Em simultâneo, quer premiar e divulgar os restaurantes com as melhores harmonizações entre os seus pratos e os néctares desta região vitivinícola.

De acordo com o regulamento da edição de 2019 do ‘Tejo Gourmet - Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’, aos restaurantes inscritos cabe a criação de um menu composto por entrada, prato e sobremesa, e respectiva harmonização com Vinhos do Tejo certificados (DOC ou Regionais) que constem na carta. No acto de inscrição, a informação deve estar o mais detalhada possível, com os nomes dos pratos e, no que toca aos vinhos, cada referência deve estar devidamente identificada com marca, tipo de vinho e ano de colheita. Durante o mês de Fevereiro, cada restaurante deve ter à disposição dos clientes o menu em causa, fazendo, in loco, alusão ao mesmo e ao Concurso.

Regulamento, ficha de inscrição e demais informações estão disponíveis no site da Confraria. As candidaturas são aceites até dia 30 de Novembro de 2018, sendo submetidas através do e-mail [email protected]. O menu a concurso, com nomes dos pratos, fichas técnicas e os Vinhos do Tejo que escolheram para harmonizar pode ser enviado até 10 de Dezembro 2018. A avaliação é feita por um júri de 4 a 5 elementos, durante o próximo mês de Fevereiro.

O anúncio e entrega dos prémios acontecem por ocasião da ‘Gala Vinhos do Tejo 2019’, a ter lugar em data e local a definir. A lista é constituída pelos diplomas 'O Melhor Restaurante', 'Melhor Cozinha Tradicional', 'Melhor Cozinha de Autor', 'Melhor Cozinha Internacional', 'Melhor Casa de Petiscos', 'Revelação', 'Melhor Promoção', 'Melhor Carta de Vinhos', 'Melhor Entrada', 'Melhor Prato Principal', 'Melhor Sobremesa', bem como o 'Diploma de Ouro' e o 'Diploma de Prata'. 

Criado em 2010 pela Comissão Vitivinícola do Tejo, o ‘Tejo Gourmet - Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ começou por ser um concurso de âmbito regional. Em 2014, passou a contemplar os restaurantes de lés-a-lés de Portugal, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira. Esta mudança contribuiu para o seu crescimento, quer em qualidade, quer em quantidade no que diz respeito ao número de restaurantes participantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório