Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Nem sempre é timidez. Saiba porque é que algumas crianças coram muito

O comportamento foi apontado a uma caraterística de personalidade… e não é boa.

Nem sempre é timidez. Saiba porque é que algumas crianças coram muito
Notícias ao Minuto

14:45 - 30/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Personalidade

Foi feito um estudo sobre o porquê de algumas crianças corarem com muita mais facilidade que outras. Antes dos estudos, esclareça-se que o facto de amostra se cingir a crianças e o estudo não ser transposto ao caso adulto porque a atitude de um indivíduo perante certas situações sociais vai variar consideravelmente dependendo da sua idade, sendo que em criança a noção de realidade e bastante particular, nomeadamente sobre si mesmo.

Dito isto, o que o referido estudo aponta é a relação entre crianças que coram e narcisismo. Segundo os especialistas, o ato de corar é reflexo de uma atitude narcisista, já que este (inevitável) comportamento surge ao mais mínimo elogio, que é entendido pela criança como um grande atributo.

Tais conclusões advêm da análise direta a uma amostra de crianças entre os 7 e os 12 anos de idade a quem foi pedido que respondessem a algumas questões sobre si mesmas. Desta fase do estudo foi possível identificar de imediato as crianças com maior tendência ao narcisismo: eram aquelas que responderam com frases como ‘sou uma pessoa muito especial’ ou ‘gosto muito de mostrar tudo o que sei fazer’.

Na segunda fase da análise, cada criança foi convidada a subir a um palco para cantar para posteriormente ser avaliado por um cantor profissional (que era na verdade um dos autores do estudo). Após cada canção, o ‘juri’ respondia com avaliações muito boas (por exemplo ‘Cantas incrivelmente bem!’), boas (‘gostei da música’ ou um pequeno elogio semelhante) ou neutras, como ‘ouvi a música que cantaste’.

Como seria de esperar, os grandes elogios levavam praticamente todas as crianças a corar, os elogios bons, já nem tanto, e nas avaliações neutras apenas coraram as crianças que no teste transmitiram uma atitude narcisista, além disto, em qualquer situação estas crianças coraram muito mais que as restantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório