Meteorologia

  • 16 NOVEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

Nem sempre é timidez. Saiba porque é que algumas crianças coram muito

O comportamento foi apontado a uma caraterística de personalidade… e não é boa.

Nem sempre é timidez. Saiba porque é que algumas crianças coram muito
Notícias ao Minuto

14:45 - 30/10/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Personalidade

Foi feito um estudo sobre o porquê de algumas crianças corarem com muita mais facilidade que outras. Antes dos estudos, esclareça-se que o facto de amostra se cingir a crianças e o estudo não ser transposto ao caso adulto porque a atitude de um indivíduo perante certas situações sociais vai variar consideravelmente dependendo da sua idade, sendo que em criança a noção de realidade e bastante particular, nomeadamente sobre si mesmo.

Dito isto, o que o referido estudo aponta é a relação entre crianças que coram e narcisismo. Segundo os especialistas, o ato de corar é reflexo de uma atitude narcisista, já que este (inevitável) comportamento surge ao mais mínimo elogio, que é entendido pela criança como um grande atributo.

Tais conclusões advêm da análise direta a uma amostra de crianças entre os 7 e os 12 anos de idade a quem foi pedido que respondessem a algumas questões sobre si mesmas. Desta fase do estudo foi possível identificar de imediato as crianças com maior tendência ao narcisismo: eram aquelas que responderam com frases como ‘sou uma pessoa muito especial’ ou ‘gosto muito de mostrar tudo o que sei fazer’.

Na segunda fase da análise, cada criança foi convidada a subir a um palco para cantar para posteriormente ser avaliado por um cantor profissional (que era na verdade um dos autores do estudo). Após cada canção, o ‘juri’ respondia com avaliações muito boas (por exemplo ‘Cantas incrivelmente bem!’), boas (‘gostei da música’ ou um pequeno elogio semelhante) ou neutras, como ‘ouvi a música que cantaste’.

Como seria de esperar, os grandes elogios levavam praticamente todas as crianças a corar, os elogios bons, já nem tanto, e nas avaliações neutras apenas coraram as crianças que no teste transmitiram uma atitude narcisista, além disto, em qualquer situação estas crianças coraram muito mais que as restantes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório