Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

O seu animal de estimação é especial? Dê-lhe alimentos que também o sejam

Já pensou no impacto dos alimentos que escolhe para o seu animal de estimação? Uma alimentação devidamente selecionada e adequada às necessidades de cada animal faz toda a diferença e pode ser o 'segredo' para uma saúde de ferro. E nesta matéria a Royal Canin oferece-lhe uma importante ajuda.

O seu animal de estimação é especial? Dê-lhe alimentos que também o sejam
Notícias ao Minuto

10:02 - 03/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Royal Canin

Cada animal é único. Mesmo pertencendo à mesma espécie, há certas características que dotam os animais de traços distintivos e inconfundíveis: do tom à textura do pelo, da pequena marca que tem numa pata às orelhas mais ou menos arrebitadas.  

Passemos a exemplos mais concretos. Assumamos que é tutor de um cão. Pelo menos para si, o seu cão não é igual a nenhum outro. Muito provavelmente, soltando-o num espaço com outros cães da mesma raça reconhecê-lo-ia apenas através da observação, ainda que distante.

E quando afirmamos que cada animal é único, não nos reportamos apenas a atributos físicos. Há determinados comportamentos que só o seu animal de estimação tem.

Para melhor ilustrar, admitamos agora que é tutor não de um, mas de dois cães. Pense na forma como reagem quando regressa a casa após umas horas de ausência. Um deles pula alegremente, abanando a cauda com euforia, o outro ignora-o, como que ressentido pelo tempo que esteve fora. Sim, cada animal de estimação é especial. E a verdade deste enunciado aplica-se a qualquer que seja a espécie que escolhemos para partilhar a nossa vida.

Um cuidado determinante para uma saúde de ferro

Aflorámos já características físicas e comportamentais, mas há outros fatores que influem quando se trata de distinguir uns animais dos outros. A idade é um deles, o estado de saúde é outro, como também o são a condição física ou o tamanho.

Notícias ao Minuto© Royal Canin

De resto, estas variáveis não só ajudam a diferenciar os animais entre si como impactam de forma direta nas necessidades que têm, nomeadamente, alimentares. Um cachorro e um cão idoso, mais uma vez a título de exemplo, têm necessidades nutricionais diferentes, concorda? Que, por sinal, são distintas das de um ser humano, pelo que não, não é aconselhável dar restos de comida aos animais, por muito que eles gostem e insistam.

Se adequar a alimentação às especificidades de cada animal de estimação, garantir-lhes-á um cuidado determinante para um dia a dia ativo e saudável. Até porque importa ainda ter em linha de conta que há raças que têm tendência para uma maior sensibilidade digestiva, e outras existem com propensão para desequilíbrios no peso, ou para excessiva perda de pelo.

Notícias ao Minuto

© Royal Canin

Escolher o alimento mais indicado para os animais de estimação é, portanto, uma decisão de elevada importância, que, como tal, convém ser bem ponderada.

É seguro? É nutritivo? É adequado?

No momento em que essa ponderação sobre o alimento estiver a ser feita, deve procurar encontrar resposta para três perguntas-chave: É seguro? É nutritivo? É adequado às necessidades do animal de estimação? Afinal, esta é uma oportunidade que tem para potenciar ao máximo o bem-estar de quem tanto contribui para o seu. 

Uma vez mais, vamos a exemplos concretos. Um Yorkshire Terrier e um Labrador têm características totalmente distintas, que saltam à vista mesmo perante o mais leigo dos olhares. O primeiro é conhecido por ter o pelo muito fino e paladar exigente, por isso, o seu alimento deve assegurar o bom estado do sistema imunitário e promover o efeito barreira da pele; o segundo tem uma predisposição natural para ganhar peso e é caracterizado pela sua grande força e vitalidade, sendo aconselhado um  alimento que previna, designadamente, alterações metabólicas e acautele problemas nas articulações.

Notícias ao Minuto© Royal Canin

Ora, a Royal Canin, empresa pioneira no setor da alimentação de animais de estimação, oferece soluções dedicadas a cada animal, cientificamente testadas, por forma a fornecer-lhes os nutrientes mais apropriados, atendendo à sua idade, tamanho, raça, estilo de vida ou condição específica, como se são ou não esterilizados.

Notícias ao Minuto© Royal Canin

Não se esqueça: uma alimentação devidamente selecionada faz a diferença. E se o seu animal é especial, merece, por certo, que os alimentos que ingere sejam especialmente elaborados para ele.

Por fim, é importante salvaguardar que perante algum problema de saúde que o seu animal de estimação possa apresentar, uma alimentação equilibrada é fundamental, mas não dispensa aconselhamento de um médico veterinário.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório