Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

O leitor perguntou: Será que é saudável dormir à tarde?

Especialistas avisam que o hábito aparentemente inofensivo pode ser um sinal de problemas de saúde, sobretudo se demorar mais de uma hora.

O leitor perguntou: Será que é saudável dormir à tarde?

Segundo os especialistas, isso pode ser um indicador de problemas de saúde, como stress ou insónia. “Dormir durante o dia é um indicador precoce de problemas de saúde subjacentes”, alertou Yue Leng, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, à revista norte-americana Time Health. 

Mais ainda, em entrevista à revista Men’s Health, Michael Grandner, diretor do Programa de Pesquisa do Sono e Saúde no Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, alertou que uma sesta que dure 60 minutos ou mais é um sinal de que há algo errado com a sua rotina de sono ou com a sua saúde.

Apesar de ser um fenómeno comum tentar compensar uma noite mal dormida com um período de descanso durante a tarde, o especialista indica que essa compensação não se deve tornar um hábito diário, especialmente se ao acordar o indivíduo se sente tonto e mais ainda cansado. 

A ‘inércia do sono’, como é conhecida essa desorientação, é uma alerta do corpo para anunciar que não está pronto para acordar completamente já que o tempo de descanso não foi o suficiente para recarregar as energias.

Adicionalmente, um estudo publicado no American Journal of Epidemiology revelou que as sestas estão associadas a um risco 32% maior de mortalidade.

Outros estudos mostraram que rotinas de sono diurnas que duram mais de uma hora aumentam igualmente o risco de ocorrência de diabetes tipo 2, obesidade, de doenças cardíacas e de Alzheimer.

Mas não desespere, porque sim pode dormir à tarde – mas só por um período limitado de tempo.

A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, refere que há benefícios para a saúde que advmém da chamada ‘power nap’ ou ‘sono curto’, que dura em média entre 20 a 30 minutos. Os investigadores apontam que entre as 14h e 15h é um período adequado para a sesta ‘rápida’ por coincidir com o horário do almoço. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório