Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Entenda como a inflamação do organismo poderá contribuir para a depressão

Especialistas acreditam que a genética e a inflamação desempenham um papel significativo no desenvolvimento de doenças depressivas.

Entenda como a inflamação do organismo poderá contribuir para a depressão

Uma nova pesquisa realizada por investigadores das Universidades de Edimburgo e de Cardiff, no Reino Unido, apurou que existem 44 genes (entre cerca de 20 mil) que estão relacionados com o aparecimento da depressão.

Mais ainda, os cientistas sublinharam ainda a probabilidade da maioria dos indivíduos ter pelo menos herdado alguns desses genes.

Os investigadores britânicos sugerem que em parte a probabilidade de um individuo ficar clinicamente deprimido depende na quantidade de genes transmitidos e do seu impacto cumulativo no organismo.

Surpreendentemente, a nova pesquisa alertou para o facto de muitos desses genes associados ao risco de depressão poderem por sua vez influenciar o sistema imunitário. Os mesmos investigadores apontam que a inflamação – que consiste na resposta defensiva do sistema imunitário contra ameaças tais como infeções – pode causar depressão.

Os especialistas creem que a inflamação trata-se de facto do elo perdido – tendo sido finalmente identificado. O processo é o seguinte: pode ser genético ou ambiental. Ou seja, o stress provoca a inflamação do corpo, e tal altera o funcionamento do cérebro, o que por sua vez causa depressão.

Os investigadores britânicos esperam agora que esta nova abordagem relativamente aquela doença do foro mental sirva de base para a criação e desenvolvimento de novos tratamentos, que tenham como alvo o sistema imunitário e a inflamação, para além do humor dos indivíduos (como os fármacos antidepressivos atuais têm).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório