Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Embaraço? Descubra se tem mau hálito com esta simples técnica

Teme ter mau hálito, mas tem vergonha de perguntar? Especialista revela método simples e eficaz para identificar se está a ser afetado por este problema.

Embaraço? Descubra se tem mau hálito com esta simples técnica
Notícias ao Minuto

20:05 - 01/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Hálito 'fatal'

O mau hálito pode não ser um tema de conversa popular, porém é verdade que afeta milhões de indivíduos em todo o mundo, quer padeça deste mal ou seja o recetor.

Estima-se que uma em cada quatro pessoas sofra regularmente de halitose, o que por sua vez tem consequências graves tanto para a auto-estima como para as relações com outros indivíduos.

A halitose ocorre devido às bactérias que vivem e proliferam na boca. “Estes seres alimentam-se das proteínas dos alimentos, de muco e sangue, libertando compostos de enxofre mal cheirosos da língua e da garganta”, explica o dentista britânico e especialista em halitose Harold Katz, em declarações à publicação Mirror Online.

Mas afinal, como pode saber se sofre de mau hálito?

O método normal de respirar para a mão não funciona, já que o cérebro está programado para filtrar os seus próprios cheiros.

“Ao invés lamba a palma da sua mão, deixe secar e depois cheire”, explica Katz.

“Os compostos de enxofre misturam-se com a saliva, por isso quando a saliva evapora será capaz de os cheirar e identificar na sua pele”, sublinha.

E como posso tratar o mau hálito?

De acordo com uma reportagem avançada pela BBC News, e divulgada pelo Lifestyle ao Minuto, no passado mês de agosto, duas investigadoras do Departamento de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, trabalharam na melhor forma de acabar com o problema.

Rita Mirondo e Sheryl Barringer começaram a sua pesquisa comparando algumas frutas e vegetais na eliminação dos principais compostos voláteis - derivados do enxofre - associados ao hálito do alho. São eles o dialil dissulfeto, o alilo mercaptana, o dissulfeto de metil-alilo e o sulfeto de metil-alilo.

Para combatê-los, as investigadoras testaram chá verde, folhas de hortelã, maçãs e alfaces, consumidas de diferentes formas.

Numa primeira experiência, os participantes mastigaram, durante 25 segundos, três gramas de alho. Depois ingeriram alguns daqueles remédios naturais.

O super-poder da hortelã

As investigadoras concluíram que para eliminar o mau hálito provocado pelo alho, nada funciona melhor do que mastigar hortelã.

A pesquisa mostrou que a maçã crua, a alface também crua e as folhas de hortelã reduziram significativamente todos os compostos voláteis do mau hálito deixado pelo alho.

"As folhas de hortelã, contudo, tiveram um maior nível de desodorização quando comparadas à maçã e ao alface", explica o estudo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório