Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2021
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Dióspiro: O ‘doce’ deste outono que está cheio de benefícios

Benefício número um: É uma fruta, ponto.

Dióspiro: O ‘doce’ deste outono que está cheio de benefícios

A par das abóboras, a nível da alimentação o outono é assinalado pela chegada do dióspiro. Um fruto doce e sazonal que deve ser comido por qualquer um que queira manter uma alimentação saudável e o mais variada possível, pelas inúmeras vantagens com que conta, a começar pelo facto de esta ser a sua época.

Fruta e legumes sim, a qualquer altura do ano e (quase) sem limites. Mas porque dentro destes alimentos se deve escolher os mais naturais possíveis, são as frutas e legumes da época que mais nutrientes garantem. Pelo contrário, comer fruta fora da época obriga a químicos e outros artificiais que estimule a sua produção, já que a natureza não o faz.

Ou seja, é agora que deve abusar do dióspiro. Além disso, a fruta é rica em ferro, magnésio e antioxidantes, além de cálcio. Este último, em grandes quantidades. Estes são nutrientes essenciais que permitem que afastam um indivíduo de gripes através da alimentação.

O fator de hidratação é também garantido: embora não seja a fruta que mais se associe a este aspeto, a verdade é que 80% desta fruta é composta por água. Já hidratos de carbono, totalizam cerca de 15 gramas de uma peça de dióspiro.

Esta é uma fruta bastante doce, que muitos optam como sobremesa, por vezes acrescentar um pouco de canela para um sabor ainda mais ‘de sobremesa’. Essencialmente, o açúcar lá presente é frutose, mas o dióspiro conta também com sacarose e glucose. Como explica a nutricionista Marta Sanz, “quanto mais maduro estiver, maior a porção de açúcar”, logo, mais doce será, o que faz do dióspiro uma das frutas mais calóricas (70 calorias por cada 100 gramas, aproximadamente).

Ainda assim, e alertando para que as doses não sejam excessivas, um dióspiro como sobremesa ou lanche será sempre uma melhor opção do que qualquer outro doce, não só por comparação de níveis de açúcar como por todas as outras vantagens que acarreta.

Potássio, fósforo e vitaminas A e C são outros dos benefícios a apontar e que fazem deste um alimento especialmente indicado a quem sofre de problemas do coração.

Resta alertar sobre as suas propriedades a nível intestinal: o dióspiro é eficaz no regulamento do trânsito intestinal, sendo uma opção saudável para tratar casos de diarreia, contudo, quando está muito maduro, o fruto passa a ter o efeito contrário, sendo mais indicado aos casos de prisão do ventre.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório