Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

O motivo nojento por que nunca deve cobrir o assento da sanita com papel

Provavelmente pensa que colocar papel higiénico no assento da sanita é mais higiénico, mas está de facto a expor-se a mais bactérias...

O motivo nojento por que nunca deve cobrir o assento da sanita com papel

Visitar uma casa de banho pública é muito raramente uma experiência agradável, já que tendem no mínimo a não apresentar os melhores índices de limpeza.

E se a maioria dos indivíduos evita recorrer a estes lugares, a verdade é que quando ‘temos de ir… temos de ir!’.

De modo a tornar a experiência de usar um WC público menos desagradável, muitos preocupados com a higiene e de modo a evitar germes colocam uma camada de papel higiénico a cobrir o assento da sanita.

Mas ao que parece tal não é de todo uma boa ideia e deixa-o exposto ainda a mais bactérias. Entenda porquê.

Os assentos das sanitas são originalmente desenhados para repelir a proliferação de germes, já que a sua forma e superfície lisa tornam difícil que as bactérias se apeguem ao material.

“Aliás o topo do assento das sanitas está geralmente muito mais limpo do que a maioria dos lavatórios das cozinhas”, explica Philip Tierno, professor de microbiologia no Centro Médico de Lagone, na Universidade de Nova Iorque (NYU), em declarações à revista Self.

Ele refere que o tipo de bactérias encontradas nos assentos normalmente morre rápido. E que por outro lado, o papel higiénico tem uma textura áspera e é desenhado para ser absorvente, tornando-o assim um material ideal para reter e conter germes.

Mais ainda, vários estudos já demonstraram que com cada descarga do autoclismo, bactérias fecais são disseminadas pelo ar.

Bactérias essas que ‘aterram’ facilmente no próprio rolo de papel higiénico, sobretudo porque normalmente se encontra mesmo ao lado da sanita.

O especialista garante que a melhor forma de evitar entrar em contacto com bactérias potencialmente perigosas consiste em colocar-se em posição de agachamento por cima da sanita, e claro está lavar as mãos.

“Lave-as durante 20 segundos, com sabonete e por baixo das unhas”.

Tierno alerta ainda para que evite tocar nas maçanetas das portas – altamente contaminadas – usando se possível um lenço de papel para as abrir.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório