Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Nova aplicação pode ajudar doentes com Transtorno Obsessivo Compulsivo

Uma app usada para lavar as mãos pode ajudar a minimizar os sintomas dos indivíduos que sofrem com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Nova aplicação pode ajudar doentes com Transtorno Obsessivo Compulsivo

Ao visualizarem vídeos de 30 segundos deles próprios a lavar as mãos, o uso da nova aplicação levou a uma redução de 21% dos seus sintomas.

Os doentes são assim ajudados pela app que lhes mostra clips seus a realizar a tarefa. Os doentes que sofrem com TOC tendem a lavar intensa e repetidamente as mãos após tocarem uma superfície que considerem estar suja ou contaminada – sendo este um desencadeador clássico para quem padece de TOC.

Nos testes realizados pelos cientistas que criaram a app, os utilizadores disseram que ver o vídeo deles próprios a esfregar as mãos tinha atenuado a compulsão.

Após uma semana a visualizar os clips de 30 segundos, quatro vezes ao dia, os participantes reportaram uma redução significativa nos seus sintomas.

A equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que desenvolveu a app, referiu que notou em alguns dos casos uma redução de comportamentos obsessivos em cerca de 21%.

O neurocientista Baland Jalal disse: “Os participantes disseram-nos que a aplicação de smartphone usada para lavar as mãos permitiu-lhes conectarem-se melhor com as suas atividades diárias”.

“Um dos indivíduos disse, ‘se estou a viajar de autocarro e toco em algo contaminado e se por exemplo não posso lavar as mãos nas duas horas seguintes. A app pode ser suficiente para me ajudar a aguentar’”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório