Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Não é ‘só uma pequena dor’. Perceba o que é uma inflamação

É quando menosprezamos os problemas e menos ouvimos o corpo que mais se geram problemas que podiam facilmente ser resolvidos (ou mesmo prevenidos) se tratados a tempo.

Não é ‘só uma pequena dor’. Perceba o que é uma inflamação
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Inflamação

O sistema imunitário responde de diversas formas, e a inflamação é uma delas: a dor é o reflexo de uma lesão ou infeção sofrida, que funciona como um alerta ao próprio corpo para que não deixe de reparar aquele dano.

Diz o Live Science que sem esta resposta física o problema se iria propagar rapidamente, podendo levar a resultados fatais.

Como vê, a inflamação é algo positivo, de certa forma, contudo, quando esta dor tende a persistir, pode querer indicar um caso diferente ou quase oposto. Fala-se dos casos de inflamação crónica, em que a resposta que o organismo quer dar (de forma desnecessária, neste caso, pois não se está a falar de um caso de dor pontual e numa zona específica) pode significar doenças cardíacas, lúpus, artrite reumatóide ou doenças auto-imunes.

Ao persistir, a inflamação pode levar a consequências a todo o corpo que deixa de funcionar a 100%, em primeiro lugar por 'confundir' o próprio organismo relativamente aos sinais que recebe e aos quais o sistema imunitário deve responder. Consequentemente, atuam em órgãos que estão saudáveis, invadindo e por isso pondo em risco o seu bom funcionamento.

Por outro lado, reais lesões a ser curadas pelo próprio corpo não são 'ouvidas' pelo organismo, o que origina novos problemas. 

A solução? Não deixar passar em branco nenhum tipo de dor que se associe a uma inflamação. Em certos casos, o tratamento pode passar exclusivamente pelo próprio tempo, noutros, poderá estar a salvar-se de verdadeiros problemas bastante graves.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório