Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Seis coisas que a boca lhe diz sobre a sua saúde: Do cancro à gravidez

Quer se esteja a queixar de ter os lábios gretados ou as gengivas inflamadas, as alterações que ocorrem na boca são sinais reveladores que não devem ser ignorados.

Seis coisas que a boca lhe diz sobre a sua saúde: Do cancro à gravidez
Notícias ao Minuto

12:00 - 23/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Escute o corpo

Dizem que os olhos são as janelas para a alma, mas a verdade é que a boca tem muito a dizer-lhe sobre o estado geral da sua saúde.

Eis o guia para vários sinais de alerta – desde gengivas que sangram a lábios gretados...

Lábios gretados

Tal poderá indicar que não está a consumir quantidades suficientes de certos nutrientes, nomeadamente de zinco, ferro, vitamina B3 ou vitamina B6.

Neste casos recomenda-se sobretudo a ingestão de carne vermelha – já que é uma fonte rica em ferro e zinco. Pode igualmente encontrar aqueles nutrientes no salmão, ovos e vegetais.

Sangramento das gengivas

Doenças severas das gengivas, também conhecidas por gengivite podem ser um indicador de outros problemas de saúde, tais como doenças cardiovasculares e diabetes de tipo 2.

A inflamação pode ainda ser um sinal de algum tipo de desequilíbrio intestinal, o que por sua vez pode ser provocado pela toma de medicação como a aspirina ou pelo consumo excessivo de álcool.

Inflamação das gengivas

Se mantém uma boa higiene bocal e se normalmente se orgulha da sua saúde oral, mas começou a notar que as gengivas se encontram inflamadas e sangram constantemente, então saiba que poderá estar grávida.

A gengivite é uma condição comum durante a gravidez devido às mudanças hormonais que provocam um aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos das gengivas, fazendo com que se tornem mais sensíveis, irritáveis e inchadas.

Fraqueza e queda da dentição

A desintegração dos dentes pode acontecer em qualquer idade, e é usualmente provocada pelo ácido expelido pelo estômago que dissolve o esmalte.

A Doença de refluxo gastroesofágico é provocada por uma barreira defeituosa entre o estômago e o esófago.

Feridas

Podem ser provocadas por algo tão simples como comer algo muito quente, picante, forte, ou por escovar os dentes com demasiada força.

Contudo, se uma ferida aberta localizada na boca não desaparecer em cerca de uma semana ou duas deverá consultar um médico, já que poderá tratar-se de cancro oral.

Esse tipo de tumor tem uma taxa de sobrevivência de apenas 35%, e tal acontece sobretudo devido ao seu diagnóstico tardio.

Crescimento das gengivas

Se notar que as suas gengivas estão a crescer por cima dos dentes e está a tomar medicação para o tratamento de um problema cardíaco ou para suprimir o sistema imunitário, fale com o seu médico.

Trata-se de um sinal que a medicação ou que a dosagem precisa de ser ajustada, já que alguns fármacos estimulam o crescimento do tecido das gengivas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório