Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Humanos estão contaminados com partículas de plástico presentes na comida

Um novo estudo apurou que os seres humanos estão a ingerir inadvertidamente pequenas partículas de plástico através do consumo de alimentos embalados ou da ingestão de água por garrafas de plástico.

Humanos estão contaminados com partículas de plástico presentes na comida
Notícias ao Minuto

09:00 - 23/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Após termos divulgado anteriormente os resultados de uma pesquisa que testou 39 marcas diferentes de sal provenientes de várias partes do mundo, e identificou a presença de microplásticos em 36, ou 92% das quais - chega agora um novo estudo que indica a presença generalizada de partículas de plástico nos alimentos.

Pequenos pedaços foram encontrados nas amostras de fezes de oito participantes de várias parte da Europa.

Todos eles tinham sido expostos à substância através do consumo de comida embalada com plástico ou da ingestão de água engarrafada.

Os especialistas garantem que a presença de plástico no sistema digestivo pode suprimir o sistema imunitário, provocando a transmissão de toxinas e de vírus e bactérias danosos para a saúde.

O líder do estudo, o professor e investigador Philipp Schwabi, da Universidade de Viena, na Áustria, disse: “Até as mais pequenas partículas de microplástico são capazes de entrar na corrente sanguínea, no sistema linfático e chegar inclusive ao fígado”.

O professor salientou que serão necessárias pesquisas posteriores de modo “a entender todas as implicações deste consumo inadvertido de plástico para o organismo”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório