Quem come estes alimentos tem risco 25% menor de contrair cancro

Indivíduos que comem alimentos orgânicos apresentam uma probabilidade 25% menor de desenvolver doenças cancerígenas.

Quem come estes alimentos têm menos 25% de risco de contrair cancro

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
23/10/2018 08:30 ‧ 23/10/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Nutrição

Os investigadores apuraram que os químicos e os pesticidas tipicamente utilizados na fruta e nos vegetais cultivados podem provocar tumores, o que significa que uma opção orgânica pode ao invés prevenir o aparecimento da patologia potencialmente mortal.

Para efeitos daquela pesquisa, os cientistas questionaram 68,946 indivíduos franceses acerca das suas dietas e depois observaram o seu percurso durante cinco anos – 1,340 dos voluntários desenvolveram cancro durante esse período de tempo.

A pesquisa detetou que aqueles que ingeriam mais alimentos orgânicos apresentavam uma probabilidade 25% mais reduzida de desenvolver tumores, comparativamente aqueles que não incluíam – ou apenas raramente – esses alimentos no seu regime alimentar.

Ainda assim, os cientistas admitiram que o estudo não é totalmente capaz de estabelecer uma ligação definitiva entre o consumo de uma dieta não orgânica e de aparecimento de cancro – salientando que os indivíduos mais afluentes tendem a ser mais saudáveis, estando igualmente mais predispostos a adquirir e consumir alimentos mais caros e orgânicos.

O estudo foi publicado no periódico científico JAMA Internal Medicine, e o final do artigo concluía: “Uma frequência mais elevada no consumo de comida orgânica está associada a um menor risco de cancro; e se em pesquisas posteriores os dados apurados forem confirmados, então promover a ingestão destes alimentos entre a população em geral poderá ser uma estratégia preventiva promissora no combate ao cancro”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas