O abuso psicológico é comummente usado como forma de deixar a vítima insegura e com uma perceção distorcida da realidade.
O termo não tem tradução para português, mas talvez os sintomas sejam suficientes para que reconheça este problema. Gaslighting ou gas lighting é uma forma de abuso emocional que, diz o The Independent, resulta em dúvidas constantes sobre si mesmo, baixa confiança e questionar frequente sobre a sua perceção da realidade. Se os sintomas lhe são familiares, seja em si próprio ou em alguém que lhe é próximo, é possível que esteja perante um caso de gas lighting.
Nestes casos, o abusador identifica a sua vítima como alguém inseguro e frágil, caraterísticas de personalidade de que se aproveita como forma de ganhar o controlo sobre alguém que se questiona a si próprio, colocando-se como inferior ao abusador embora não o veja como tal.
Quanto mais dúvidas são geradas, mais fácil é o controle nesta ‘relação’ de abuso, aponta o jornal americano que equipara estes casos aos de abuso físico, relativamente ao nível de gravidade.
O maior problema, como reconhecem vários psicólogos, está no facto de este tipo de abuso acontecer frequentemente dentro de uma relação. Ora, porque o que acontece entre um casal muitas vezes permanece em silêncio, a identificação do problema torna-se difícil, mesmo por parte da vítima que se duvida a si mesmo e não ao companheiro/abusador.
Porque a violência doméstica é considerada um crime que pode ser denunciado por parte de externos, especialistas salientam a necessidade de se reconhecer tal forma de abuso que é primeiramente identificada pela diferente postura por parte da vítima, este sim, um comportamento mais facilmente apontado.