Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Descoberta cura para surdez? A 'bizarra' ligação entre cabelo e ouvidos

A surdez poderá ser revertida após cientistas terem descoberto uma forma de regenerar as células capilares localizadas no interior do ouvido.

Descoberta cura para surdez? A 'bizarra' ligação entre cabelo e ouvidos
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Maravilha da ciência

Um grupo de cientistas crê ser capaz de reverter a surdez, após ter conseguido, em experiências laboratoriais, que as células cilíadas presentes no interior do ouvido voltassem a crescer.

Essas células células associadas aos folículos capilares são igualmente responsáveis por converter as vibrações sonoras em sinais elétricos, sendo dizimadas pelo passar da idade e devido aos danos provocados pelo barulho – sendo os mamíferos naturalmente incapazes de as regenerar.

Porém, uma equipa de cientistas norte-americanos conseguiu regenerá-las após terem testado uma teoria baseada há muito na crença (que se provou válida) de que as aves contêm uma mutação no ADN capaz de suscitar esse novo crescimento de cílios. Mutação genética essa que foi manipulada de modo a ser obtido um resulto semelhante nos mamíferos.

A professora e líder do estudo, Patricia White, docente na Universidade de Rochester, disse em declarações à publicação britânica The Sun que a nova pesquisa poderá levar à “restauração auditiva total”.

Ela disse: “A nossa pesquisa está focada no intuito de conseguirmos a longo prazo promover a regeneração constante destas células e a sua respetiva integração nas células nervosas, ambas as quais são essenciais para uma audição ‘perfeita'”.

White refere que o primeiro ensaio clínico humano terá lugar no próximo ano de 2019. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório