Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

O leitor perguntou: As sementes de girassol são saudáveis?

Certas sementes, tais como a chia e a linhaça, tendem a disputar as luzes da ribalta. Porém as sementes de girassol – sem dúvida mais discretas e menos ‘vistosas’ - apresentam inúmeras qualidades nutricionais e benéficas para a saúde. E, sim de certo modo fazem melhor ao organismo do que as suas populares rivais.

O leitor perguntou: As sementes de girassol são saudáveis?
Notícias ao Minuto

23:15 - 19/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

As sementes de girassol são imensamente ricas em nutrientes. E uma porção ‘poderosa’ consiste apenas em cerca de quatro colheres de sopa daquele alimento.

Apresentam adicionalmente um alto teor de gorduras saudáveis: uma porção contém 14 gramas de gorduras monosaturadas e polisaturadas.

“Estas duas gorduras presentes nas sementes de girassol são benéficas para a saúde cardiovascular e reduzem o risco de incidência de enfartes e ataques cardíacos”, explica a dietista Alissa Rumsey em declarações à revista norte-americana TIME.

Uma porção de sementes contém cerca de seis gramas de proteína e 2,5 gramas de fibra. “A gordura, a fibra e a proteína desempenham um papel fundamental na sensação de saciedade, nomeadamente o sentimento de ficar mais rapidamente cheio e satisfeito, promovendo dessa forma o emagrecimento”, diz Rumsey.

Aquelas sementes estão também repletas de vitaminas e minerais, incluindo vitamina E (que incluem fortes propriedades anti-inflamatórias e pode diminuir o risco de doenças coronárias), folato (importante para a síntese de ADN), fósforo (chave para a doença dos ossos), selénio (um antioxidante que protege contra a danificação celular), manganês (que promove a produção óssea), cobre (que auxilia a saúde cardiovascular e o bom funcionamento do sistema imunitário), B6 (ótima para o desenvolvimento da função cognitiva) e zinco (importante para o metabolismo e também para o sistema imunitário), explica a nutricionista norte-americana Maxine Yeung.

E comparativamente às outras sementes existentes no mercado e até mais populares, nomeadamente a chia e a linhaça, a nutricionista salienta: “As sementes de girassol apresentam um maior teor de vitaminas e de minerais e o seu gosto é mais saboroso, comparativamente por exemplo à chia de sabor mais neutro”.

Acrescentando: “O sésamo contém ainda uma das concentrações mais elevadas de fitoesteróis, moléculas existentes nas plantas e que propiciam a redução dos índices de colesterol, promovendo novamente a sáude do coração”.

Agora, já sabe... e sim tem permissão - as sementes de sésamo são suas aliadas. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório