Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Sente-se inchado? Descubra as cinco razões mais comuns

Não está grávida e também não está com peso a mais, mas ainda assim tem a barriga inchada. Não sabe o que se passa? Eis as cinco causas mais comuns.

Sente-se inchado? Descubra as cinco razões mais comuns
Notícias ao Minuto

07:00 - 19/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Diga não

Estima-se que 70% dos indivíduos sofram regularmente com problemas digestivos, sendo afetados sobretudo pelo síndrome do intestino irritável, azia ou refluxo ácido e prisão de ventre.

No entanto, poucos de nós se sentem confortáveis em falar abertamente acerca desses problemas intestinais bastante comuns, quer estejam relacionados com os alimentos que consumimos ou sejam um indicador de alguma condição de saúde mais séria.

Eis cinco razões comuns que provocam o inchaço do abdómen:

1. Síndrome do intestino irritável

Trata-se de um problema frequente e que afeta o bom funcionamento do intestino. Para além do inchaço abdominal, outros sintomas incluem dor, prisão de ventre ou diarreia.

Os especialistas defendem que reduzir o consumo de fibras e de cereais pode reduzir os sintomas entre 30 a 40%.

2. Flatulência

Procure diminuir o consumo de alimentos com alto teor de carboidratos não absorvíveis, nomeadamente feijão, leguminosas, brócolos, couve, ameixas e maçãs; ou alimentos ricos em sorbitol (uma substância que substitui o açúcar).

Estes tendem a ser digeridos pelo organismo muito lentamente, libertando pequenas quantidades de gás sulfúrico enquanto passam pelo intestino.

3. Doença celíaca

Trata-se de uma patologia auto imune, na qual o corpo identifica erradamente como ameaça certas substâncias presentes no glúten, atacando-as. O que por sua vez provoca danos no intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes.

4. Flutuações hormonais

Pode ser uma das causas para o tão indesejado inchaço, sobretudo antes da menstruação ou nos primeiros estágios da gravidez.

Combata o problema com a prática de exercício físico regular, que por sua vez melhora a motilidade intestinal. Caminhar 30 minutos por dia pode ser o suficiente para que note diferenças no seu físico.

5. Cancro dos ovários

Poderá ser a causa sobretudo se o inchaço é persistente e se tem outros sintomas, tais como sentir-se cheio ou enfartado constantemente e experienciar dores abdominais frequentes.

Os sintomas associados a este tipo de cancro tendem a ser algo vagos, daí muitos dos casos serem diagnosticados em fases demasiado avançadas, aumentando consequentemente os índices de fatalidade da doença – consulte o seu médico o quanto antes se suspeitar que algo de errado se passa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório