Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Bom dia! Realizar esta simples tarefa de manhã reduz risco de doença

Não abrir os cortinados aumenta a probabilidade de ficar doente, alerta um novo estudo.

Bom dia! Realizar esta simples tarefa de manhã reduz risco de doença
Notícias ao Minuto

06:00 - 19/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Hábitos

Os investigadores alertam ainda para a existência cada vez mais recorrente de escritórios sem janelas. Já que por sua vez, a luz solar mata milhares de bactérias que causam doenças e vivem na poeira – proliferando significativamente em ambientes mais escuros.

O líder do estudo, o professor Ashkaan Fahimipour, disse: “Atualmente os seres humanos passam a maioria do seu tempo em espaços interiores fechados, onde se multiplicam partículas do pó que transportam bactérias, incluindo inevitavelmente agentes patogénicos que provocam doenças”.

“Como tal, é importante entender como as caraterísticas dos edifícios que ocupamos influenciam os ecossistemas da poeira e como isso afeta a saúde dos indivíduos”.

Para efeitos daquela pesquisa, Fahimipour e uma equipa de investigadores da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, criaram 11 cubículos idênticos em miniatura, permitindo que esses espaços recebessem vários níveis de luminosidade. Após 90 dias, as divisões mais escuras apresentavam o dobro de bactérias com habilidade de reprodução.

Fahimipour acrescentou: “Esperamos que com este conhecimento adicional os edifícios passem a ser desenhados tendo em conta o ótimo acesso à exposição da luz solar – edifícios estes que incluem residências domésticas, escolas, escritórios e hospitais – de modo a reduzir o risco de infeções provenientes da poeira”.

A nova pesquisa norte-americana foi publicada no periódico científico Microbiome.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório