Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Boo! Há benefícios para a saúde em ser assustado

Sim, é bom ver filmes de terror ou submeter-se a outros momentos de susto em ambiente controlado.

Boo! Há benefícios para a saúde em ser assustado
Notícias ao Minuto

23:07 - 20/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Susto

Ser assustado não é uma sensação propriamente agradável, mas há quem pague para se assustar, literalmente, ao ir ao cinema ver um filme de terror ou a uma casa assombrada numa feira de diversões.

Com a aproximação da noite de Halloween, que acontece a 30 de outubro, um grupo de investigadores procurou perceber o prazer por detrás de um susto. Haverá benefícios?

Parece que sim, revelam os sociólogos da Universidade de Pittsburgh que analisaram uma amostra que demonstrou uma considerável crescente sensação de alerta e uma decrescente sensação de cansaço e ansiedade. 

A nível biológico, tais aspetos caraterizam-se pela libertação de dopamina que se segue ao momento de alerta excessivo aquando do susto e deixa o indivíduo relaxado mas sem perder a energia.

Além das vantagens a nível individual, o ser assustado revela também vantagens a nível social, já que as relações são reforçadas de modo quase inconsciente graças à ocitocina, hormona, que o Medical Daily descreve como "hormona do carinho" e justifica como a necessidade humana de procurar outros da sua espécie quando se sente ameaçado ou em perigo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório