Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Plantas adaptogéneas: O que são e porque estão na moda

Sob a forma de suplementos, a incluir em batidos, por exemplo, estas plantas têm vindo a ganhar a atenção de muitos.

Plantas adaptogéneas: O que são e porque estão na moda
Notícias ao Minuto

08:00 - 18/10/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Suplementos

Ashwagandha, Raiz de Ouro ou Maca Peruana, são algumas das plantas adaptogéneas que têm vindo a ser cada vez mais procuradas em lojas especializadas como o Celeiro, onde se encontram produtos naturais, ou na Prozis, loja online direcionada à ao treino e alimentação complementar, apenas para dar dois de muitos exemplos. Além de nas lojas, os ingredientes aparecem da forma mais trendy possível em fotos de Instagram, não fosse este, também, um espaço de partilha das atuais tendências a nível da alimentação.

Tal presença nas redes sociais leva a crer que dado alimento está em voga, o que tem como frequente consequência haver quem o consuma se entender ao certo o seu propósito e os seus benefícios. Para o esclarecer, o site Prevention começa por explicar de forma generalizada que as plantas adaptogéneas surgem com a promessa de “dar um boost no sistema imunitário, aumentar o foco mental, encorajar um mood equilibrado e combater o stress elevando”.

O nome adaptogéneo deve-se ao propósito dos componentes presentes em cada planta, de levar o corpo a adaptar-se ao stress físico e psicológico através da interação com o sistema celular. Estudos recentes, que a dietista Marjorie agora refere, conferem que estas plantas atuam no sentido de balançar os níveis de stress de cada um, não deixando que este estado seja muito elevando nem esteja demasiado baixo, ao ponto de o indivíduo se sentir sem energia.

Mas apesar dos benefícios agora apontados, estes ingredientes não surgiram agora. São usados nas medicinas ayurvédica e chinesa por várias décadas, o que permite comprovar em termos práticos a sua eficácia.

O lado negativo apontado é o facto de especialistas não conseguirem, para já, apontar os benefícios específicos de cada planta, ou combinação de várias, que permita sugerir um tipo a cada caso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório