Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Primeiro dia com desfiles na Alfândega do Porto e em Vila do Conde

A 43.ª edição do Portugal Fashion arranca hoje no Porto e em Vila do Conde com um dia aberto ao público de desfiles e expositores na Alfândega do Porto e nas instalações da têxtil Cães de Pedra.

Primeiro dia com desfiles na Alfândega do Porto e em Vila do Conde
Notícias ao Minuto

07:30 - 18/10/18 por Lusa

Lifestyle Portugal

"O primeiro dia deste Portugal Fashion termina com uma tenda montada na passarela durante o desfile da TM Teresa Martins", disse à Lusa a porta-voz do Portugal Fashion, Mónica Neto, referindo que neste primeiro dia o objetivo é permitir que o público aceda a todas as iniciativas do evento de moda, quer sejam os desfiles, quer seja o 'showroom' Brand Up, uma iniciativa que se realiza em paralelo aos desfiles.

O dia começa pelas 11:00, no piso zero do edifício da Alfândega do Porto, com a mostra de 15 trabalhos da autoria de cerca de 30 formandos do Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios (Modatex) e prolonga-se até às 18:00, quando poderão ser vistos desfiles dos jovens 'designers' Luís Sandão, João Sousa, Rita Sá, Mara Flora, Maria Meira, Daniela Pereira e Joana Braga.

Em paralelo aos desfiles, o piso zero da Alfândega tem também ali hoje patente o 'showroom' Brand Up, uma iniciativa que fica até sábado e que integra 55 marcas e criadores desde vestuário (23), calçado e acessórios (17), joalharia (10), até produtos denominados de 'lifestyle'.

O objetivo da ter o 'showroom' é divulgar, valorizar e comercializar os produtos feitos em Portugal no setor do têxtil e calçado, bem como da joalharia, explica a organização.

Marcas nacionais de vestuário como a Meam ou a Sine Die, mas também de calçado e acessórios como a 7Hills Shoes, Lemon Jelly, Luís Onofre ou a Fly London e de joias, como as de Eugénio Campos e Gumus, estão hoje ali expostas.

Neste primeiro dia de Portugal Fashion, há a particularidade de o evento se deslocar para as novas instalações do grupo Cães de Pedra, em Vila do Conde, onde as marcas de vestuário Decenio e Lyon of Porches vão apresentar as suas novas coleções primavera/verão 2019, às 19:00 e 20:00, respetivamente.

As duas marcas portuguesas são as únicas nesta edição do Portugal Fashion que vão apresentar as novas coleções fora da Alfândega do Porto, sendo uma oportunidade para conhecer "uma estrutura fabril modelar", com cerca de "30 mil metros quadrados de área coberta", onde trabalham 150 pessoas, assinala a organização do Portugal Fashion.

De regresso à Alfândega, pelas 21:30, a 'designer' Carla Pontes apresenta "Corpo", uma coleção inspirada no universo de desenhos do artista austríaco Egon Schiele (1890-1918), que explora o corpo humano como expressão, mutação e movimento.

O dia de hoje termina com a coleção "Resilient Individuality" da 'designer' Susana Bettencourt, cuja entrada na passarela da Alfândega está prevista para as 22:00, e a fechar a noite a marca TM Teresa Martins apresenta as novidades para a próxima estação quente.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização -- Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório