Já reparou que a língua pode mudar de cor e de textura? É verdade, e tal pode ser um indicador de algum problema de saúde, avisam os especialistas médicos.
Uma língua saudável deve ser rosada e não apresentar qualquer revestimento. Quando tem algum tipo de revestimento ou apresenta uma coloração branca significa que está contaminada por colónias de bactérias ou de fungos e por células mortas encurraladas nos pequenos nódulos que compõe a língua – explica o Serviço Nacional Britânico de Saúde (NHS).
O portal online da organização refere: “Uma língua coberta por qualquer tipo de substância geralmente não está associada à incidência de nenhuma doença. Trata-se normalmente de algo temporário. Pode ser sinal de desidratação ou acontecer devido à toma de medicação que afete o estômago”.
Todavia, se notar um engrossamento anormal da língua ou uma alteração drástica na totalidade, eis o que tal pode indicar:
1. Língua branca
Pode ocorrer devido ao consumo de tabaco ou a uma irritação do músculo.
2. Língua com ponta vermelha
Normalmente é um indicativo de stress extremo.
3. Língua amarela
Se a sua língua apresenta essa coloração então saiba que pode estar a denunciar algum tipo de problema de estômago ou no fígado.
Porém, má higiene bocal, fumar e certos fármacos podem também amarelecê-la.
4. Língua castanha
Geralmente uma língua castanha é um indicador de consumo excessivo de tabaco ou de café. Pode ainda ser um denunciador de problemas pulmonares associados ao fumo.
5. Língua azul ou roxa
Essas tonalidades podem estar a denunciar para o surgimento de problemas cardiovasculares.
6. Língua pálida
Esta coloração pode indicar que há um défice de vitamina B12 ou A.
Consulte o seu médico se se identifica com algum destes estados.