Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Crescer rodeado de livros faz bem à saúde. A ciência confirma

Não basta tê-los em casa, é claro. O que o estudo aponta são as vantagens dos hábitos de leitura incutidos desde cedo.

Crescer rodeado de livros faz bem à saúde. A ciência confirma
Notícias ao Minuto

14:00 - 16/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Leitura

Têm a mesinha de cabeceira com pelo menos três ou quatro livros para ler ‘já’, estão sempre com falta de uma prateleira lá em casa para guardar mais livros e por mais livros que têm não resistem em levar para casa mais um ou dois que acabam de ser lançados.

O ‘mal’ é partilhado por muitos e na verdade é um hábito que nada de negativo traz, por muito que se ouça o argumento de ‘vais ter tempo de ler isso tudo?’

A defender os amantes de livros, a ciência diz que sim, ter livros em casa traz várias vantagens para o desenvolvimento humano. 80 livros, no mínimo, é o valor que aponta um estudo feito por um grupo de sociólogos australiano que aponta que quem cresce em ambientes com livros tende a desenvolver melhores capacidades a nível de compreensão de leitura, matemática e comunicação digital.

A literacia é melhor entre aqueles para quem, desde novos, a leitura é um hábito comum. A nível social, apontam-se também novidades como facilidade em agir em sociedade bem como atingir objetivos pessoais.

As conclusões do estudo basearam-se nas respostas dadas por uma amostra com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos acerca dos seus hábitos de leitura e presença de livros em casa aquando dos seus 16 anos. A mesma amostra foi exposta a análise cerebral durante a apresentação de livros infantis e questões que levassem cada indivíduo a recordar os livros da sua infância.

Como conclusão, aponta-se que a importância é tal que “crescer com livraria em casa aumenta inúmeras capacidades enquanto adulto que superam os benefícios de certos aspetos da educação parental” refere o autor do estudo agora publicado no Social Science Research.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório