Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 15º

Edição

Há um possível motivo bastante comum para o cansaço (não é falta de café)

Contra o sono, cansaço, distração ou … necessidade de fazer uma pausa, o café vem sempre como melhor opção. Mas será esta a real solução?

Há um possível motivo bastante comum para o cansaço (não é falta de café)
Notícias ao Minuto

09:15 - 16/10/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Falta de Energia

A Organização Mundial de Saúde alerta que a dose diária recomendada de café não deve ultrapassar as três doses, contudo, muitos são os que, sem margem para discussão, alegam que três por dia não lhes chegam e que cinco ou sete cafés nem sempre são suficientes.

Além de esta ser uma prática pouco aconselhada, principalmente por questões de saúde cardíaca, é algo que não tem o efeito desenhado porque não é cafeína que o seu organismo está a pedir, mas sim vitamina D.

Imprescindível ao bom funcionamento do corpo humano, a vitamina D é principalmente conseguida através da exposição solar, que faz com que o corpo garanta grande parte da dose diária necessária, mas é-o também através da alimentação e por isso vale a pena conhecer os alimentos que o garantam e garantir que os tem em casa – principalmente no inverno.

Igualmente importante é a necessidade de perceber quando se está numa fase de défice de vitamina D, e sobre este aspeto o nutricionista Rob Hobson que, ao contrário do que acontece com outras vitaminas, esta comporta-se mais como uma hormona e é por isto que os seus desregulados níveis se refletem em vários sistemas do corpo humano. Sintomas comuns são a perda de cabelo ou dores musculares, mas também a sensação de depressão ou cansaço.

Os aspetos mais físicos como a dor muscular ou dor óssea são bastante comuns, embora facilmente confundidos com outros. Na verdade, aponta o especialista, 70% das vezes que se sente dores musculares estão associadas a um défice de vitamina D. Quanto aos ossos, esta vitamina é essencial para garantir a absorção de cálcio, logo, é esperado que a sua falta se reflita em dor e mau estar.

Também o cansaço extremo é um sintoma facilmente confundido com outras possíveis causas, contudo, vários são estudos que já comprovam a associação entre a vitamina em questão e este estado de cansaço que não poucas vezes se associa a um mau sistema imunitário que se reflete em constantes situações de doença.

Dito isto, Rob Hobson não aponta uma dose diária recomendada específica, mas alerta para o facto de, principalmente no inverno, ser comum a necessidade de se ingerir esta vitamina através de suplementos. Antes de seguir por esta via, garanta que sardinhas, atum, salmão, cogumelos ou ovos são alimentos presentes na sua rotina alimentar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório