Meteorologia

  • 19 DEZEMBRO 2018
Tempo
MIN 7º MÁX 10º

Edição

Filhos biológicos de pais do mesmo sexo? Já se coloca a hipótese

Aconteceu com ratos de laboratório (ambas fêmeas), cientistas estão confiantes acerca do próximo passo.

Filhos biológicos de pais do mesmo sexo? Já se coloca a hipótese
Notícias ao Minuto

08:00 - 13/10/18 por Noticias ao Minuto 

Lifestyle Gestação

Todos conhecem a ciência que se aprende na escola sobre como se faz um bebé. Há um espermatozoide que fecunda um óvulo. Cada qual transporta 23 cromossomas que permitem que o óvulo fecundado conte com 46 cromossomas que vai definir todo o ADN do ser vivo a ser desenvolvido.

Ora, a equação é simples e prova que sem a junção deste material genético por parte de um homem e de uma mulher, a gestação não é possível o que leva a alternativas como doação de esperma, por exemplo.

Não satisfeitos com estas alternativas, um grupo de cientistas chineses quis analisar a hipótese de um casal do mesmo sexo ter um filho que conte com informação genética de ambos, ou seja, que seja biologicamente filho de ambos.

No sentido de contrariar o processo natural, os óvulos são expostos a químicos que levam a que o óvulo atue como se tivesse sido fertilizado e se divida, ficando com apenas 23 cromossomas. Ora com dois ‘meios’, os cientistas conseguiram juntar num mesmo óvulo a informação genética de duas fêmeas. Após este passo, o óvulo foi exposto a mais uma alteração genética para garantir que certas células agissem como espermatozóides, essencial para o processo de desenvolvimento do embrião.

Ao todo foram testados 210 embriões, dos quais 29 sobreviveram, o que equivale a uma taxa de cerca de 14%.

Embora esta possibilidade em humanos ainda esteja longe de acontecer, os casos de sucesso em ratos fêmea levam a que os especialistas não descartem a hipótese de o conseguir também noutros mamíferos.

A previsão parece, no entanto, ser mais promissora no caso feminino já que entre dois machos torna-se essencial que a um seja implementada a habilidade de criar ovos de forma artificial, uma necessidade que em todos os restes feitos até então tem resultado sempre em infertilidade.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório