Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Festa saudáveis para os miúdos são com estas sete sugestões de snacks

Não se limitam a festas de anos. Alguns são tão práticos de se preparar que podem servir de lanche no dia a dia, ou mesmo para levar na marmita para a escola.

Festa saudáveis para os miúdos são com estas sete sugestões de snacks
Notícias ao Minuto

18:45 - 12/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Snacks

Não especificamente os açúcares, mas principalmente os tons vivos com que contam certos alimentos ou mesmo as suas embalagens, são o que tornam certos snacks bem mais apelativos para os mais novos.

É certo que aqueles que seguem uma alimentação saudável em casa tendem a fazê-lo, também, noutros ambientes. Ainda assim, não podemos negar que para os miúdos é fácil cair em tentação por um doce ou salgado, principalmente se todos os outros optaram por este alimento.

Neste sentido, são as festas de anos os momentos mais propícios à alimentação menos saudável, mas não tem de ser assim. Aliás, aqueles que querem dar aos filhos uma alimentação saudável e equilibrada, que fuja aos conservantes e alimentos processados, devem aproveitar também os momentos de festa para manter a rotina. Pode ser que assim incentive outras crianças a comer melhor.

Para o ajudar, damos-lhe sete ideias de snacks saudáveis nada complicados e que partilham uma única ideia chave: tem de ser apelativo. Passar a mensagem de que a comida saudável não tem de ser aborrecida é essencial para que a alimentação seja vista com prazer e não uma obrigação de que se quer fugir.

Aveia: Papas de aveia são um prato saudável e nutritivo, mas não propriamente aquele que primeiramente se associa à alimentação infantil. Na verdade, e porque ‘comemos com os olhos’, são os toppings que fazem deste um prato apelativo (para qualquer idade) por isso uma tigela de papas de aveia são também um bom pequeno almoço para os mais novos. Junte algumas sementes, fruta picada e raspas de chocolate, por exemplo. E não, não lhe vamos sugerir servir papas numa festa de anos, mas sim barras de aveia. Facilmente feitas no forno, são uma boa opção para levar para a escola mas também para servir numa festa. Uma vez mais, é a fruta,bagas de goji, sementes ou outros ingredientes semelhantes que farão deste um snack bonito que irá ajudar a compor a mesa da festa.

Banana com manteiga de amendoim: Aqui o ingrediente de sucesso é sem dúvida a manteiga de amendoim a que muitos não resistem. Boa fonte de energia e gordura boa, basta cortar banana às rodelas e barrar com um pouco desta manteiga. Se quiser ornamentar, cubra uns com coco ralado e outros com chocolate negro em pó, por exemplo.

Rolinhos de fruta e fiambre: Não só os mais novos se vão deliciar com este snack salgado e muito fácil de fazer. Barre uma fatia de fiambre de peru com uma fina camada de mostarda ou mel (conforme prefira um snack mais salgado ou agridoce) e enrole-o num gomo ou palito de maçã ou pera.

Mistura de cereais: Esta é outra boa opção de pequeno almoço… mal qual é a criança que não gosta de comer cereais secos, quase como um aperitivo? A opção para a festa de anos é juntar num tabuleiro pequenos copos ou tigelas com a seguinte mistura que propomos: para ‘base’, use uns cereais preferencialmente integrais e com pouco ou nenhum açúcar, depois, basta juntar os seus ingredientes favoritos e que ache mais apelativo. A fruta desidratada é muito boa opção, mas também sementes ou frutos secos devem ser incluídos. Como pequeno ‘mimo’ junte também um pouco de cereais de chocolate ou mesmo pepitas de chocolate negro.

‘Sandes’ de fruta com iogurte: Corte a maça ou pera às fatias, de um ângulo que fiquem com a maior área possível e não muito grossas. Barre as fatias com iogurte grego e tape com outra fatia. Pode acrescentar algumas sementes, por exemplo, para que esta ‘sandes’ fique com mais textura.

Pipocas: imprescindível em festas, são muitas as opções saudáveis deste snack, basta não lhe juntar açúcar, manteiga ou sal. Se comprar pipocas de micro-ondas, procure opções com pouca gordura e se fizer em casa, junte apenas um pouco de óleo de coco e muita pouca água.

Espetadas de fruta: Cortadas aos pequenos cubos e intercalados com pedaços de queijo, praticamente todas as frutas serve para este snack. A escolha irá depender apenas do seu gosto pessoal ou da época do ano em que se está.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório