Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Tirar macacos do nariz não é só nojento… pode matar, revela nova pesquisa

Os especialistas recomendam às mães e aos pais para que tomem medidas apropriadas de modo a protegerem os mais novos.

Tirar macacos do nariz não é só nojento… pode matar, revela nova pesquisa

Após ter sido recentemente divulgado um estudo que defendia que tirar e comer macacos do nariz fazia bem à saúde, já que entre outras vantagens o muco contém mucinas salivares capazes de formarem uma barreira natural contra as bactérias que provocam cáries, surge agora uma nova pesquisa que alerta para os perigos desta prática.

De acordo com um estudo publicado no periódico científico European Respiratory Journal, mexer no nariz e retirar o respetivo conteúdo pode levar à proliferação de bactérias prejudiciais capazes de causarem o aparecimento de condições potencialmente fatais como a pneumonia.

O artigo científico refere que a transmissão de pneumonia pode ocorrer aquando do contacto entre o nariz e as mãos expostas às bactérias.

Os investigadores descobriram que a bactéria propaga-se à mesma velocidade, quer o ambiente esteja seco ou húmido, ou quando as pessoas mexem no interior do nariz ou apenas o esfregam.

Os investigadores alertam ainda para o facto da pneumonia constituir uma das principais causas de morte no mundo inteiro. Estimando-se que seja responsável anualmente por 1,3 milhões de mortes de crianças, com menos de cinco anos.

“Para os pais, esta pesquisa demonstra que devem ter sempre em atenção se os filhos mantêm bons hábitos de higiene. Sendo imperativa a limpeza regular das mãos, dos brinquedos e das superfícies que tocam, de modo a reduzir o risco de desenvolvimento de infeções pulmonares, tais como a pneumonia”, salientou Victoria Connor, líder do estudo e investigadora na Escola de Medicina Tropical em Liverpool e no Royal Hospital, também em Liverpool, no Reino Unido.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório