Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O desempenho laboral e a própria saúde podem melhorar com esta prática

A sugestão é avançada após se analisar uma amostra de trabalhadores que passam o dia à secretária durante um ano

O desempenho laboral e a própria saúde podem melhorar com esta prática
Notícias ao Minuto

22:00 - 11/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Postura

A pior epidemia do século XXI é, sem dúvida, a obesidade, como aponta a própria ONU. Mas há outros problemas que estão a por em causa a saúde da população como o stress e ansiedade de que muitos sofrem pela vida agitada que se leva, bem como o sedentarismo que se deve em muito à ‘dependência’ às tecnologias que deixam jovens e adultos ‘presos’ aos ecrãs.

Mas se o caso é contornável nos momentos de lazer, não o é durante o trabalho, no qual muitos funcionários se veem obrigados a passar grande parte do dia sentado à secretária, o que leva a vários problemas de postura e não só.

Contra isto, passar parte do dia de trabalho de pé pode ser a solução. Este é o conselho de um grupo de investigadores londrino da Universidade de Loughborough, avançado com base na análise ao caso de 146 trabalhadores com um estilo de vida sedentário.

Para que esta medida seja posta em prática, os autores do estudo sugere que os escritórios passem a contar com algumas mesas mais altas para que, durante uma parte do dia, os funcionários possam trabalhar de pé. Além de melhorar a postura, a prática melhora, também, a performance no trabalho, garantem os cientistas que justificam este aspeto com os dados referentes à amostra em estudo, analisada um ano após o qual foram convidados a trabalhar em pé, sem horas ou períodos específicos, apenas quando quisessem. Ao fim de três meses, os funcionários passavam, em média 50 minutos de pé. Um período que ao fim de um ano aumentou para mais de 80 minutos por dia.

Findo o período de análise, a amostra garantiu que se sentia fisicamente melhor, o que veio comprovar as vantagens para a saúde, nomeadamente redução dos problemas ósseos, bem como a nível muscular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório