Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

PHDA afeta o desempenho académico dos estudantes universitários

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) lança hoje, no Dia Mundial da Saúde Mental, uma campanha de sensibilização para a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) no adulto. Esta iniciativa tem como objetivo alertar os estudantes do Ensino Superior para a importância do diagnóstico precoce desta doença.

PHDA afeta o desempenho académico dos estudantes universitários

A campanha vai decorrer ao longo do mês de outubro, com o apoio de várias associações de estudantes de todo o país que, através das redes sociais e distribuição de flyers, irão informar alunos, professores e não docentes para a correta identificação dos sinais de alerta mais comuns desta condição.

A PHDA é uma doença neuropsiquiátrica crónica na qual se verificam alterações no funcionamento cerebral e cognitivo, que resultam na desatenção, agitação motora e impulsividade invulgares para a idade do indivíduo. Estima-se que cerca de quatro por cento dos adultos sofre desta perturbação atualmente. Entre os sintomas mais comuns estão a desorganização e incapacidade de foco, a inquietação motora, a tomada de decisões precipitadas, a dificuldade em realizar atividades que requeiram calma e esforço mental e a comunicação excessiva.

“Dado que a PHDA em jovens adultos se pode manifestar em contexto escolar/profissional, importa trabalhar no sentido de consciencializar as comunidades académicas para a correta identificação de uma doença que, quando não tratada, pode levar ao insucesso escolar, baixa autoestima, isolamento social, propensão para comportamentos de risco (consumo de drogas e álcool, gravidez não planeada, etc.), bem como ao risco de desenvolver outras doenças, como depressão ou transtornos de personalidade”, explica Joaquim Cerejeira, Diretor Clínico da UPPC.

O psiquiatra acrescenta que “mais do que informar para o conhecimento da doença, esta campanha pretende, acima de tudo, promover o diagnóstico atempado, de modo a que possam ser implementadas estratégias terapêuticas eficazes, que permitam minimizar as consequências negativas desta perturbação e assegurar a qualidade de vida do indivíduo e respetiva família.”

A UPPC disponibiliza uma consulta de Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção para adultos que sofrem desta doença, através da qual se aposta numa abordagem terapêutica que inclui intervenções psicoterapêuticas e farmacológicas. A longo prazo é comum a combinação das duas opções, para resultados mais positivos. Contudo, em casos mais isolados e a curto prazo, a eficácia do tratamento é alcançada com o uso de fármacos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório