A diabetes de tipo 2 surge sobretudo devido a fatores associados à dieta ou ao estilo de vida – sofrer de excesso de peso e de obesidade ou praticar pouca atividade física.
A doença desenvolve-se quando o corpo se torna resistente à insulina ou quando o pâncreas deixa de produzir insulina suficiente.
Os sintomas mais comuns da diabetes de tipo 2 incluem a vontade frequente de urinar, um aumento súbito do apetite, alterações de humor e problemas em dormir.
Mas quais são os sintomas menos comuns associados à diabetes de tipo 2?
Em declarações à publicação Daily Star a médica Sarah Brewer, explica: “Os sintomas de diabetes de tipo 2 tendem a desenvolver-se mais lentamente e com menos severidade, comparativamente aos da diabetes de tipo 1.
“Como tal, o diagnóstico é muitas vezes tardio. Aliás inúmeras vezes a diabetes de tipo 2 é diagnosticada durante a realização de outros exames de rotina ou quando ocorrem recorrentemente estas três condições: candidíase, cistite ou fúrunculos”.
Estas infeções são segundo Brewer indicadoras de diabetes de tipo 2.
Consulte um médico se suspeitar que poderá estar a ser afetado por esta doença crónica. Quando não é tratada a diabetes de tipo 2 poderá propiciar a incidência de hipertensão, ataques cardíacos e enfartes e de arteriosclerose.