Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Seis sinais de que poderá estar a sofrer de depressão. Cuide-se

No Dia Mundial da Saúde Mental, entenda quais são os principais sintomas de depressão.

Seis sinais de que poderá estar a sofrer de depressão. Cuide-se
Notícias ao Minuto

12:00 - 10/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mente sã

Muitos indivíduos não entendem devidamente as condições do foro mental, tais como a depressão, mas de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) “se não agirmos rapidamente, em 2030 a depressão será a principal doença a afetar a população a nível global”.

Portugal é o país com a maior taxa de depressão em toda a Europa. Estimando-se que afete cerca de 400 mil portugueses ou 8% da população.

Mas afinal o que é a depressão?

Trata-se de uma patologia do cérebro – e pode afetar qualquer pessoa em qualquer altura. Estima-se que quatro em cada cinco pessoas seja afetada pela condição em algum momento da sua vida. Ainda assim, o tratamento tem uma taxa de sucesso de 70-80%.

Um dos maiores erros que as pessoas cometem acerca da depressão consiste em acreditar que se trata de tristeza, quando de facto estamos a falar de dois assuntos completamente distintos.

Enquanto que a tristeza é uma emoção humana natural, que vem e vai e que é frequentemente provocada por certos acontecimentos, a depressão é um sentimento constante de tristeza, de desespero e de falta de esperança.

Existem vários estágios de depressão e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas existem igualmente alguns sinais de aviso comuns aos quais deve estar atento (em si próprio e em quem o rodeia):

1. Tristeza permanente

Quando a sensação de tristeza dura mais de duas semanas e não reduz significativamente, tal pode ser um sinal de depressão.

Isto é especialmente verdade quando não existe uma razão aparente para essa tristeza. Se perdeu um ente querido ou está a viver um rompimento amoroso então é normal que passe por um período de luto e mais sombrio.

Todavia, se não consegue identificar um motivo para se sentir triste então deverá procurar ajuda.

2. Falta de motivação ou interesse nas coisas

Se adorava socializar ou praticar desporto e se de repente não tem qualquer interesse ou motivação para realizar qualquer atividade ou não sente prazer quando tenta ser mais participativo, tal pode ser um sintoma de depressão.

3. Sentir-se isolado e não querer falar com ninguém

Evitar manter contacto com amigos e participar em menos eventos sociais são dois sinais comuns de depressão. Poderá também notar que tem mais dificuldade em compreender quem o rodeia.

4. Mudanças no sono e nos padrões alimentares

Comer em excesso ou quase não comer, em conjunção com outros sintomas que definem a depressão poderão ser indicadores de incidência daquela doença mental.

Padrões de sono alterados poderão ser igualmente um sinal de depressão e consequentemente a falta de sono poderá aumentar a sensação de desespero.

5. Usar álcool ou drogas para lidar com os sentimentos

Os indivíduos que sofrem de depressão optam muitas vezes por consumir álcool e drogas de modo a entorpecerem a dor ou lidar com as emoções avassaladoras que sentem.

6. Falta de esperança e desespero

Nos casos mais severos, as pessoas afetadas poderão sentir uma avassaladora sensação de desespero e terem inclusive pensamentos suicidas.

Se sente que algo está errado consigo procure um médico. Este indicar-lhe-à as ferramentas necessárias que o irão ajudar a recuperar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório