Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Por que é que ainda não cuidamos do Planeta como devíamos?

A convite da britânica Lush, o Lifestyle ao Minuto foi ao show case da marca, em Manchester, onde marcou presença junto de funcionários Lush e jornalista de todo o mundo, bem como fãs da marca. Mas mais do que as novidades que estão a chegar, vimos de perto a essência que há décadas move a Lush.

Por que é que ainda não cuidamos do Planeta como devíamos?
Notícias ao Minuto

09:00 - 12/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Beleza

É inegável. Cada vez surgem mais marcas que se preocupam com o meio ambiente. Procuram materiais que sejam sustentáveis, redesenham as embalagens em prol do menor desperdício possível, e optam por métodos de produção mais amigos do ambiente.

Neste sentido, a Lush não está sozinha, mas foi pioneira deste conceito que, entretanto, se tornou uma tendência seguida por muitos.

Por não ser esta uma novidade para a marca britânica, Mark Constantine, co-fundador da Lush, brincou numa das palestras que deu ao longo do evento: “Como assim o champô sólido é uma novidade com cada vez mais adeptos?”. A Lush já o inventou há 30 anos.

Mas como qualquer projeto que siga os interesses dos seus clientes, também a Lush foi crescendo e hoje, é referência no mundo da cosmética e beleza que se quer o mais natural e fresca possível: literalmente fresca, já que vimos máscaras esfoliantes de rosto que duram apenas uma semana devido à falta de conservantes.

Outras novidades que hão-de chegar a Portugal, tal como às restantes lojas, são as sombras de olhos. As cores foram criadas há cerca de quatro anos, mas só agora nos são apresentadas, em primeira mão, pela própria co-fundadora da marca, Rowena Bird. Orgulhosa do novo produto, mostra-nos as novas sombras amarelas, rosa, azuis e verdes. Todas com pigmentos naturais e a máxima segurança para os olhos, graças aos poucos sintéticos que não prescindem. Um dos ingredientes principais são os óleos de amêndoa e moringa, que servem também para fazer as próprias embalagens, evitando o desperdício de qualquer material usado. Além disso, as caixas são totalmente biodegradáveis.

Quanto a paletas de sombras, Rowena leva o seu público a admitir: todas adoramos uma paleta cheia de cores, mas destas, quantos tons são realmente usados? Por isso, e para evitar o desperdício do próprio produto, as embalagens serão criadas de forma a permitir que se encaixem umas nas outras, sendo o cliente a escolher os cinco tons com que quer criar a sua própria paleta.

Notícias ao MinutoNovas sombras de olhos Lush (ainda indisponíveis para venda)

Este cuidado, desde a embalagem à forma de utilização do produto, está presente não só nas sombras de olhos como em qualquer produto da Lush, numa sensibilidade que caracteriza a marca por várias formas. Por exemplo, nas 'bombas' de banho (ou bath bombs, um dos produtos mais característicos da marca) nota-se uma história por trás de cada criação, como a ‘Black Rose’ que Constantine criou especificamente para marcar a data de aniversário de casamento com a mulher Mo.

Esta ‘rosa’, contudo, não estará à venda em qualquer loja Lush, mas apenas no futuro estabelecimento comercial no Japão, que será dedicado, em exclusivo, às Bath Bombs. Irá contar com 89 variedades, como referência ao ano de 1989, em que foi criada a primeira bomba de banho, por Mo Constantine. Aos jornalistas, Jack Constantine (filho de Mark, um dos co-fundadores e de Mo Cosntantine, além de criador de produtos Lush) conta que a escolha desta loja tão específica no Japão foi pensada pela importância do banho enquanto ritual para os japoneses.

Ver esta publicação no Instagram

@tattybadger  via @allthingslushuk ・・・ Black Rose Bath was an exclusive at the #lushshowcase2018 event, and should be making its way to the new ‘bath only’ store in Japan very soon. Inspired by Jack Constantine’s love for his wife, this Rose Jam scented beauty is perfect in every way. A full review can be found over on my blog. #lush #lushcosmetics #lushlife @lush #lushshowcase #lushbath #blackrosebathbomb #lushshowcase2018 #bathbomb

Uma publicação partilhada por Jack Constantine (@lush_jack) a 2 de Out, 2018 às 1:23 PDT

Já em Portugal, como em Espanha, a chegada de mais produtos da área da maquilhagem, bem como cuidados de corpo, será a aposta. Quanto a mais lojas no país (atualmente a Lush está presente nas Amoreiras e no Oeiras Parque), será certamente uma aposta futura. ‘Uma loja no Porto?’ tentou desvendar o Lifestyle ao Minuto junto da responsável de comunicação da Lush na Península Ibérica. ‘Queremos muito ir para o Porto, estamos a ponderar esta hipótese’ adianta, mas sem adiantar mais pormenores.

Temos de agir já, e é possível fazê-lo sem romper com as rotinas de beleza a que estamos habituados.A Lush é uma marca divertida. Vê-se nos próprios produtos, nas cores que enchem cada loja e na própria comunicação da marca. Mas é também uma marca séria, de olhos postos no futuro, nada longínquo, em que o uso de plástico deixará de ser uma opção, bem como os testes em animais ou o desperdício que atualmente se vê como resultado da ânsia de consumo extremos e inconsciente. Temos de agir já, e é possível fazê-lo sem romper com as rotinas de beleza a que estamos habituados. Existem alternativas que merecem ser dadas a conhecer e devem ser preferidas em relação a outras menos amigas do ambiente. Esta é, em suma, a principal mensagem a passar pela Lush. E se há quem os imite, ainda bem: Tudo vale por um maior cuidado pelo Planeta, que está a sofrer e já não vamos a tempo de reverter todo o mal que já o afetou.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório