Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sofrer enfarte pode aumentar até 100% risco de demência, entenda porquê

Uma equipa de investigadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluiu que logo após a ocorrência de um enfarte há um maior risco de desenvolver demência – e que esse perigo exacerbado persiste durante vários anos.

Sofrer enfarte pode aumentar até 100% risco de demência, entenda porquê
Notícias ao Minuto

15:00 - 09/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Como se sofrer um enfarte não fosse mau o suficiente, um novo estudo apurou que quem sobrevive a esse episódio apresenta o dobro da probabilidade de desenvolver demência.

Dados recolhidos de uma amostra de 3,2 milhões de indivíduos – o maior estudo alguma vez realizado sobre uma possível conexão entre enfarte e demência – sugerem que o estrago provocado por aquele incidente cardíaco aumenta o risco de incidência da doença degenerativa do foro neurológico.

Há muito que os especialistas suspeitavam que existia uma possível ligação entre as duas condições, já que o risco de enfarte e de demência aumentam significativamente devido à incidência de pressão arterial elevada e de problemas cardíacos.

A nova pesquisa britânica, refere que mesmo após terem sido em conta fatores como a hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes, que sofrer um enfarte aumenta as chances de demência até 100%, ou seja o risco duplica.

Os investigadores salientam que especificamente o período logo após o enfarte acarreta consigo uma chance significativa de desenvolver demência. Podendo esse risco persistir durante anos.

A investigadora Ilianna Lourida, docente na Universidade de Exeter, disse: “Apurámos que um historial de enfarte aumenta a hipótese de demência em cerca de 70%, e enfartes recentes mais que duplicam o risco. Dado o quão comum são – tanto a ocorrência de enfartes e demência – a descoberta desta ligação é sem dúvida fundamental”.

Lourida defende que prevenir enfartes é a chave. “Portanto é essencial manter um peso equilibrado, praticar semanalmente cerca de 150 minutos de exercício moderado e não fumar”, alerta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório