Químico em garrafas de água eleva risco de parto prematuro até seis vezes

O químico nocivo pode também ser encontrado em embalagens de plástico e em latas de alimentos.

Químico em garrafas de água eleva risco de parto prematuro até seis vezes

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
09/10/2018 08:00 ‧ 09/10/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Perigo

Um novo estudo sugere que a substância utilizada para fabricar embalagens, latas e garrafas pode estar a impactar negativamente na saúde das mulheres mesmo antes de engravidarem.

Os especialistas alertam que a substância conhecida como bisfenol A está a instigar a ocorrência de nascimentos prematuros.

As amostras de urina das mulheres analisadas e que continham níveis mais altos de bisfenol mesmo antes da conceção, apresentavam um risco até seis vezes maior de nascimento prematuro.

O bisfenol A é utilizado no revestimento de algumas latas alimentares, em embalagens de plástico e garrafas de água, e afeta e perturba negativamente o bom funcionamento das hormonas.

Já há muito que os cientistas temiam que aquele elemento poderia estar a provocar partos prematuros.

Mais ainda, receiam que o bisfenol esteja ainda relacionado com a incidência de inúmeros casos de cancro da mama e de asma.

Todavia, agora os médicos da Escola de Saúde Publica de Chan, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, creem também que os efeitos daquela substância afetam a população feminina muito antes de conceberem.

A pesquisa que foi apresentada durante o encontro anual da American Society for Reproductive Medicine em Denver, apurou ainda que os  ftalatos, um químico usado frequentemente nas embalagens de alimentos, duplica o risco de nascimento prematuro.

Jennifer Yland, que liderou o estudo, disse: “A exposição a estes químicos é generalizada, já que se encontram em embalagens, bens de consumo, aparelhos médicos, garrafas de plástico, etc”.

Os cientistas creem que os dois compostos provoquem pequenas alterações nos óvulos femininos, que mais tarde e consequentemente provocam a ocorrência de partos prematuros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas