Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Químico em garrafas de água eleva risco de parto prematuro até seis vezes

O químico nocivo pode também ser encontrado em embalagens de plástico e em latas de alimentos.

Químico em garrafas de água eleva risco de parto prematuro até seis vezes
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Um novo estudo sugere que a substância utilizada para fabricar embalagens, latas e garrafas pode estar a impactar negativamente na saúde das mulheres mesmo antes de engravidarem.

Os especialistas alertam que a substância conhecida como bisfenol A está a instigar a ocorrência de nascimentos prematuros.

As amostras de urina das mulheres analisadas e que continham níveis mais altos de bisfenol mesmo antes da conceção, apresentavam um risco até seis vezes maior de nascimento prematuro.

O bisfenol A é utilizado no revestimento de algumas latas alimentares, em embalagens de plástico e garrafas de água, e afeta e perturba negativamente o bom funcionamento das hormonas.

Já há muito que os cientistas temiam que aquele elemento poderia estar a provocar partos prematuros.

Mais ainda, receiam que o bisfenol esteja ainda relacionado com a incidência de inúmeros casos de cancro da mama e de asma.

Todavia, agora os médicos da Escola de Saúde Publica de Chan, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, creem também que os efeitos daquela substância afetam a população feminina muito antes de conceberem.

A pesquisa que foi apresentada durante o encontro anual da American Society for Reproductive Medicine em Denver, apurou ainda que os  ftalatos, um químico usado frequentemente nas embalagens de alimentos, duplica o risco de nascimento prematuro.

Jennifer Yland, que liderou o estudo, disse: “A exposição a estes químicos é generalizada, já que se encontram em embalagens, bens de consumo, aparelhos médicos, garrafas de plástico, etc”.

Os cientistas creem que os dois compostos provoquem pequenas alterações nos óvulos femininos, que mais tarde e consequentemente provocam a ocorrência de partos prematuros.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório