Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Esta bebida reduz o risco de aparecimento de infeções urinárias

Incómodas e dolorosas – são provavelmente os melhores adjetivos para descrever as infeções urinárias. Mas afinal evitar o problema talvez seja mais fácil do que previamente se pensava.

Esta bebida reduz o risco de aparecimento de infeções urinárias

Uma nova pesquisa publicada no periódico científico JAMA Internal Medicine, sugere que beber água pode reduzir o risco de ocorrência repetida de infeções urinárias.

Apesar de a ideia não ser nova e há muito que os médicos recomendam manter bons níveis de hidratação para prevenir as ditas infeções – só agora é que aquela inferência tem de facto um fundamento científico.

Para efeitos daquele estudo, os investigadores recrutaram 140 mulheres que bebiam menos de um litro e meio de água por dia e que em média tinham experienciado cerca de três infeções urinárias no último ano. Essas mulheres foram dividas em dois grupos, um dos quais continuou a beber a mesma quantidade de água como tinha feito até aquele momento, e o outro foi instruído para consumir um litro e meio adicional por dia.

Durante o período de um ano, as mulheres foram monitorizadas relativamente a sintomas de infeções urinárias. Surpreendentemente, as voluntárias cujos hábitos de ingestão de água se mantiveram deficitários registaram a incidência de 3,2 infeções urinárias num ano; enquanto, que as participantes que beberam água adicional viram a ocorrência de infeções diminuir em média em cerca de metade – 1,7.

Ainda assim os investigadores alertam que apesar do consumo de água aliviar os sintomas e frequência do problema, não exclui completamente o risco de aparecimento de infeções urinárias.

Adicionalmente, durante aquela experiência os investigadores utilizaram água engarrafada da marca Evian, porém salientaram não existir qualquer motivo para que os mesmos benefícios não se manifestem com o consumo de água de outras marcas ou mesmo da torneira.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório