Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Hipertensão: Comer estes cinco alimentos ricos em potássio reduz risco

Os sintomas típicos associados à pressão arterial elevada podem ser difíceis de discernir. Adicione estes alimentos à sua dieta e reduza naturalmente o risco de hipertensão.

Hipertensão: Comer estes cinco alimentos ricos em potássio reduz risco

A condição que afeta um em cada quatro portugueses, aumenta ainda perigosamente a probabilidade de ocorrência de ataques cardíacos e de enfartes.

De modo a reduzir o risco de incidência desses elementos de risco, muitos médicos prescrevem medicação para tratar a pressão alta. Porém, adotar certas mudanças no estilo de vida e levar a avante determinadas alterações no regime alimentar, são outros fatores que contribuem para uma redução dos níveis perigosos de tensão arterial e para aliviar os sintomas daqueles que já sofrem de hipertensão.

Os especialistas recomendam assim o consumo de alimentos ricos em potássio. Já que esse nutriente ajuda a equilibrar os índices de sal presentes no organismo, promovendo ainda a saúde de órgãos vitais como os rins.

O grupo norte-americano de apoio à saúde cardiovascular American Heart Association, informa: “Os alimentos ricos em potássio são determinantes para gerir a hipertensão, já que aliviam e minimizam os efeitos do sódio no corpo”.

“Quanto mais potássio se come, mais sódio se perde através da urina”.

“O potássio ajuda ainda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, o que por sua vez contribui ainda mais para reduzir a pressão arterial”.

Eis cinco alimentos ricos em potássio que deve ingerir:

1. Bananas

Consumir esta fruta duas vezes por dia pode ajudar a reduzir a pressão arterial em cerca de 10%.

2. Vegetais

Alface, couve e espinafres estão entre os alimentos que aliviam a hipertensão.

3. Cogumelos

Ricos em potássio, contém ainda uma substância denominada de ereitadenina, que segundo a comunidade médica melhora a circulação sanguínea.

4. Passas

As passas contêm 748 miligramas de potássio por cada 100 gramas.

Um estudo publicado pelo pela instituição American College of Cardiology apurou que comer uma mão cheia de passas diariamente pode ajudar a regular a pressão sanguínea.

5. Tomate

O tomate é rico em lipoceno, substância que diminui a pressão arterial. Mais ainda, este fruto é ainda uma ótima fonte de proteína, que ajuda a regular os índices de sal no corpo.

Um estudo realizado pela Universidade Ben Gurion, em Israel, analisou como o consumo de tomate impactou na saúde de 31 voluntários, durante 16 semanas. Os resultados apurados demonstraram uma redução substancial na pressão arterial sistólica.

O Lifestyle ao Minuto já está no Instagram! Siga aqui a nova página

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório