Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Já para a cama! Sim, dormir pouco torna-o "significativamente mais feio"

Uma experiência recente sugere que a expressão ‘sono de beleza’ é real, aliás muito real… O novo estudo publicado no periódico Royal Society of Open Science, indica que quem dorme menos é visto como menos atraente.

Já para a cama! Sim, dormir pouco torna-o "significativamente mais feio"
Notícias ao Minuto

23:00 - 04/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Terror

Sim, apenas duas noites mal dormidas já são o suficiente para tornar a pessoa em questão "significativamente mais feia", diz a pesquisa divulgada pela BBC News. Indivíduos com olhos inchados e olheiras de cansaço foram caraterizados como menos saudáveis e, inclusive, menos sociáveis.

Para efeitos daquela pesquisa, um grupo de investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, observou 25 estudantes universitários, homens e mulheres.

Os investigadores pediram aos voluntários que tentassem dormir bem nas duas primeiras noites e, uma semana depois, que dormissem apenas quatro horas pelas duas noites seguintes. Os estudantes receberam equipamento capaz de medir os seus movimentos noturnos de modo a garantir que estavam a seguir as instruções.

Após as noites mal e bem dormidas, foram tiradas fotografias dos voluntários sem maquilhagem. Em seguida, pediram a 122 estranhos para darem notas relativamente à atratividade, aparência de sonolência e de saúde e até confiabilidade.

Adicionalmente, os investigadores ainda questionaram: "Gostaria de socializar com a pessoas que vê na imagem?”.

Regra geral, os voluntários conseguiram notar se a pessoa estava cansada e, nos casos em que parecia sonolenta, a nota de atratividade era menor. Os que avaliaram as fotos também se mostraram menos interessados em socializar com os estudantes cansados, que também foram percebidos como menos saudáveis.

Para os investigadores essas reações fazem sentido em termos evolutivos. "Um rosto com aparência pouco saudável, seja pela falta de sono ou por outro fator, pode ativar mecanismos de defesa noutros indivíduos, mecanismos esses que o corpo normalmente ativa de modo a evitar doenças".

Noutras palavras, as pessoas não querem passar tempo com quem parece doente, enquanto que alguém que de aparência enérgica e em forma vai despertar mais interesse.

Do que está à espera? Vá dormir!

O Lifestyle ao Minuto já está no Instagram! Siga aqui a nova página

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório