Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Atente nestes cinco aspetos e previna-se de infeções urinárias

Este é um problema extremamente comum entre mulheres, que resulta da presença de bactérias na bexiga, onde se multiplicam. Há formas de o prevenir.

Atente nestes cinco aspetos e previna-se de infeções urinárias
Notícias ao Minuto

11:45 - 04/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Saúde Feminina

Como acontece com qualquer infeção bacteriana, o problema propaga-se em situações rotineiras do dia a dia em que, pela falta do devidos cuidados, que evitem a contaminação, a bactéria se aloja no organismo onde se propaga.

Entre mulheres, as infeções urinárias são bastante comuns e facilmente identificadas pelas constantes idas à casa de banho, sensação de ardor enquanto se urina ou dor pélvica, por exemplo.

Identificado o problema, existem diversos antibióticos a usar para resolver a situação e que, em casos mais graves onde a dor é bastante extrema, se podem complementar com analgésicos.

Para que nada disto seja necessário, importa atentar em cinco aspetos que podem levar ao surgimento de tal infeção, a começar pela toma de água. Manter o organismo hidratado é essencial para garantir a fluidez necessária no organismo bem como garantir que se urina vezes suficientes para que a bactéria não sobreviva. Caso se confirme que exista infeção urinária, a dose diária deve ser aumentada para entre dois a três litros.

Água é também o mais essencial quando se fala de higiene íntima. Em conjunto com um simples sabão neutro, garante a limpeza necessária da vagina e é bastante mais aconselhado do que certos produtos de higiene perfumados como géis ou toalhitas que não só são desnecessários como aumenta para 2,5 vezes mais a probabilidade de uma mulher desenvolver infeções urinárias.

Esta simples limpeza deve sempre ser feita antes da atividade sexual, já que é uma forma de reduzir a propagação de bactérias pela uretra. Além disso, depois do sexo deve urinar para garantir que eventuais bactérias transmitidas durante o sexo sejam eliminadas.

Na casa de banho, a probabilidade de transferência de bactérias via vagina e uretra é grande: e não estamos a falar dos casos de uso de casa de banho pública, mas sim da forma como se limpa com papel higiénico. Limpar-se de frente para trás e nunca ao contrário reduz em muito a probabilidade de transmissão de várias bactérias, como a E. Coli. Ainda, nunca adie a ida à casa de banho. Especialistas alertam para o facto de, quando se tem vontade de urinar mas não o faz, o líquido estagna e mantém-se mais mucoso, tornando-se o ambiente ideal para a propagação de bactérias.

Por último, confirme a composição da sua pílula contracetiva. Alguns destes medicamentos incluem espermicida, que pode promover o crescimento bacteriano além de alterar equilíbrio do pH na vagina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório