Excesso de peso e obesidade são graves problemas que desencadeiam uma série de outros, que podem vir a ser fatais.
Desta seja uma questão bastante falada, não impede especialistas de especificar certos problemas que ajudem a esclarecer o tema e maximizar o conhecimento sobre o excesso de peso, para que de tal resulte a prevenção máxima.
Um destes estudos foi agora publicado pela Associação Americana do Coração e associa o elevado risco de ataque cardíaco às dietas yo-yo. A designação serve para indicar os casos de grande oscilação de peso que levam a vários problemas. Além da possibilidade de ataque cardíaco, também o enfarte e elevados níveis de açúcar no sangue são possíveis consequências destas dietas sem sucesso.
As conclusões surgiram após uma análise a um grupo de seis milhões de pessoas, “que não tinham histórico de ataque cardíaco, diabetes, pressão elevada nem colestrol alto”, garante a Men’s Health UK, que aborda esta questão. Entre 2005 e 2012, período do estudo de análise, aqueles com maior oscilação de peso contaram com casos de ataque cardíaco em muitos dos casos.
Os especialistas alertam contudo para o facto de a relação não ser direta, mas sim uma grande probabilidade de se desenvolver o problema. Desta forma alerta-se para a necessidade de seguir uma dieta equilibrada ao contrário das ‘dietas milagre’, em que se perde muito peso em pouco tempo que facilmente é ganho.