Trabalhar o corpo a todos os níveis. 7 práticas para melhorar os reflexos

Se pratica alguma modalidade que careça de reflexos rápidos, praticá-la ao máximo é a melhor forma de melhorar esta modalidade. Mas há mais aspetos que ajudam, nomeadamente a alimentação.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
03/10/2018 08:15 ‧ 03/10/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Capacidades

Nada como estar atento a qualquer movimento. Serve para a prática de desportos como para o próprio dia a dia. Todo o ser humano está atento a qualquer movimento, aliás, neurologistas identificaram a frequência de quatro vezes por segundo como sendo o número de vezes que percecionamos o que se passa em redor – desta forma (e foquemo-nos no lado mais natural e animal da espécie humana), é possível estarmos a comer e ao mesmo tempo atentos a um eventual ataque de um predador.

Mas apesar desta capacidade cognitiva, é possível compararmos a capacidade de reflexo, que não é igual a todos os seres humanos.

Praticar desportos é o ponto número um para se conseguir tal feito. Do ténis ao boxe, a melhor modalidade será aquela que mais pratica. “Quando mais específica for uma ação, melhor” é a ideia a reter a par do cliché de que a prática leva à perfeição já que os reflexos se traduzem em respostas involuntárias que são tão mais eficazes quanto mais desenvolvido estiverem os músculos da memória.

Uma atividade mais específica e menos generalizada que ‘desportos’ é o ato de apanhar a bola, literalmente. Brinque com uma bola de ténis ou outra semelhante atirando-a ao ar ou contra uma parede para que volte a si ou num treino a dois.

Na falta de bola de ténis, pratique com uma moeda, atirando-a ao ar como num ato de ‘cara ou coroa’. Tudo serve para estimular o cérebro, apenas ficar parado não é opção.

Jogar videojogos também ajuda a melhorar a velocidade de reação. Embora esta não seja vista como uma prática aconselhada, é o que garante um grupo de cientistas da Universidade de Rochester que associa a prática de videojogos a uma capacidade de tomar decisões mais rápido bem como maior sensibilidade acerca do ambiente que o rodeia.

Apesar da sugestão, não prefira tais jogos às horas de sono já que à falta de sono se associa uma diminuição nos reflexos que alguns investigadores apontam como semelhante à sentida quando se está sob o efeito do álcool. Numa lógica semelhante, relaxar também melhora os reflexos: “o seu tempo de reação será sempre mais lento se estiver tenso”, aponta o The Guardian, que alerta para a necessidade de relaxar a par da prática desportiva, o que pode parecer complicado principalmente para os estreantes em determinadas modalidades.

Por fim, pelo bem dos seus reflexos, coma espinafres e ovos. É nestes alimentos que mais vai encontrar tirosina, um dos aminoácidos que faz parte do grupo de proteínas e que diversos pesquisadores apontam como benéficos para a performance de reação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas