Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 13º

Edição

Tirar e comer macacos do nariz faz bem à saúde... garante estudo

Apesar de ser visto como um hábito no mínimo repugnante para a maioria dos indivíduos, uma nova pesquisa sugere que ao invés de torcer o nariz deveria de facto estar a comer os macacos que lá tem… e a encorajar os mais novos a fazerem o mesmo.

Tirar e comer macacos do nariz faz bem à saúde... garante estudo
Notícias ao Minuto

07:00 - 03/10/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Bom dia ou não...

Tal deve-se ao facto dos ditos macacos conterem inúmeros benefícios para a saúde, desempenhado um papel particularmente fundamental entre as crianças em fase de crescimento.

O estudo apurou que o ranho contém mucinas salivares capazes de formarem uma barreira natural contra as bactérias que provocam cáries.

Os mesmos investigadores estão agora a tentar descobrir um método artificial de criar muco sintético em forma de pastilha elástica ou de pasta de dentes e que inclua os mesmos benefícios.

Mais ainda, os investigadores defendem que o muco presente no ranho pode servir como defesa contra o desenvolvimento de infeções respiratórias, úlceras no estômago e até contra o VIH.

O professor e especialista pulmonar austríaco Friedrich Bischinger acredita que as pessoas que tiram e comem macacos do nariz são mais saudáveis, felizes e que provavelmente estão melhor sintonizadas com os seus corpos, comparativamente a outros indivíduos.

“Trata-se de uma excelente forma de fortalecer o sistema imunitário. Medicamente faz sentido e é algo completamente natural”, disse.

“Relativamente ao sistema imunitário, o nariz é um filtro no qual uma grande quantidade de bactérias são recolhidas, e quando esta mistura chega ao intestino funciona tal e qual como um medicamento”.

O especialista crê que deve ser erradicado o estigma social que rodeia o ato de tirar macacos do nariz e que os pais deveriam de facto encorajar os filhos a fazê-lo.

Estas conclusões surgem após pesquisas realizadas anteriormente e de conselhos médicos que defendem que mexer no interior do nariz pode provocar hemorragias e propiciar o aparecimento de mais germes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório