Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Uma em cada quatro pessoas morre de doenças relacionadas com a trombose

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) pretende consciencializar os profissionais de saúde e a população em geral para a prevenção, tratamento e identificação das complicações associadas ao tromboembolismo venoso, uma das principais causas de morte por doença cardiovascular.

Uma em cada quatro pessoas morre de doenças relacionadas com a trombose

Este alerta surge no âmbito do Dia Mundial da Trombose, que se assinala a 13 de outubro.

“A trombose venosa profunda ocorre quando se forma um coágulo numa veia profunda, geralmente nas pernas, dificultando o correto fluxo sanguíneo. Em certos casos, esse coágulo pode desprender-se ou fragmentar-se e, por sua vez, deslocar-se até aos pulmões, provocando uma embolia pulmonar”, explica João Araújo Correia, presidente da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna.

Atualmente, acrescenta o internista, “uma em cada quatro pessoas em todo o mundo morre de doenças relacionadas com a trombose, das quais se destacam o enfarte agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral e o tromboembolismo venoso. A identificação dos doentes em risco, mediante a recolha de um conjunto dirigido de informações, permite determinar um risco elevado, moderado ou baixo de desenvolver coágulos nas veias das pernas e/ou no pulmão”.

Para assinalar o Dia Mundial da Trombose, o Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar (NEDVP) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vai realizar no dia 13 de outubro, no Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa, a sua 4ª Reunião Anual, que terá como tema central as 'Convergências na Doença Vascular Pulmonar'. A 'Trombose e cancro' e a 'Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica' são alguns dos assuntos em discussão nesta iniciativa que junta internistas e outros profissionais de saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório