Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Esta é a melhor personalidade para se trabalhar a partir de casa

Os tempos mudam e o formato em que se trabalha também, mas nem todos têm a personalidade certa para trabalhar a partir de casa.

Esta é a melhor personalidade para se trabalhar a partir de casa
Notícias ao Minuto

11:45 - 02/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Estudo

Não há horários, respondemos aos emails a partir de casa. Também não há barreiras: as reuniões entre Portugal e China podem ser feitas via Skype e se não consegue estar presente numa certa conferência, assiste à mesma em direto através do computador.

As atuais tecnologias permitem esta facilidade de tal maneira que leva a que muitos pensem “e se trabalhasse a partir de casa?”. Dependendo do emprego que se tem, esta é uma opção válida, mas nem todos têm a personalidade certa para tal. Por exemplo, se pensa no confortável que seria trabalhar de pijamas e poder preparar o almoço nas calmas enquanto manda uns emails, provavelmente não tem as caraterísticas necessárias para ser um trabalhador a partir de casa.

Certo de que não era para qualquer um, o ‘European Journal Of Work And Organizational Psychology’ debruçou-se sobre a questão e aponta serem duas as caraterísticas de personalidade essenciais para que se tenha sucesso nesta mudança de hábitos de trabalho.

Autonomia e estabilidade emocional. Estas são as caraterísticas que um trabalhador tem de garantir antes de instalar o computador do trabalho na própria casa.

A conclusão a que se chegou teve em conta os níveis de stress de cada individuo da amostra em estudo (composta por 400 indivíduos) já que é este o pior aspeto quando se quer garantir o sucesso laboral. A autonomia, diz o Bustle, relaciona-se com a independência que cada indivíduo tem, nomeadamente a nível de trabalho quando não tem supervisão de um superior. Já a estabilidade emocional tem a ver com a forma como se responde aos desafios e problemas.

É possível ‘medir’ tais aspetos de personalidade?

Sob a forma de comparação entre os diferentes comportamentos demonstrados face aos resultados do trabalho realizado a partir de casa, Sara Perry, autora do estudo explica, relativamente à estabilidade emocional que “se algo stressante acontece no trabalho, alguém com estabilidade emocional elevada vai se manter positiva e pensar sobre como resolver tal situação. Já alguém com baixa estabilidade emocional poderá ficar frustrado e desencorajado e irá gastar energia com tais emoções em vez de resolver o problema”.

Faz todo o sentido que a necessidade de se resolver sozinho seja um ponto fulcral para quem trabalha a partir de casa já que a falta de orientação obriga que tome inúmeras decisões de forma autónoma, relativamente a qualquer problema que apareça.

Da mesma forma, alguém que seja emocionalmente instável terá maior dificuldade em recompor-se e agir de forma independente durante todo o dia de trabalho, pelo contrário, irá stressar face a qualquer situação que para outros indivíduos nem é vista como um problema.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório