Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

O leitor perguntou: Afinal qual é a melhor altura do dia para beber café?

A maioria dos indivíduos ‘agarra’ uma chávena de café assim que acorda ou a caminho do trabalho. E sim, para grande parte das pessoas trata-se mesmo de uma questão de ‘sobrevivência’...

O leitor perguntou: Afinal qual é a melhor altura do dia para beber café?
Notícias ao Minuto

07:00 - 02/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bom dia!

Para os amantes de cafeína, beber café é a primeira coisa que lhes passa pela cabeça mal saem da cama, mas será que esta é mesmo a altura mais indicada para beber café?

De acordo com a médica nutricionista Sarah Brewer, em declarações à publicação Metro.co.uk, a maioria dos indivíduos está de facto a consumir cafeína cedo demais e deveria apenas ingerir aquela substância por volta das 10 horas da manhã.

Estima-se que em média os amantes de café bebam três chávenas por dia. E 82% desses indivíduos ingerem essa substância antes das 10 horas – aliás, em média os indivíduos bebem o seu primeiro café por volta das 8h30.

Brewer diz: “A altura perfeita para beber café varia de individuo para individuo, e acaba também por depender dos genes, do estilo de vida e até do bioritmo. Mas nunca é boa ideia ingerir café assim que se acorda, já que nesse momento o corpo está ainda repleto de cortisol – a chamada ‘hormona do stress’ que tem um efeito de alerta no corpo e que mobiliza energia após o período de jejum noturno”.

“Os níveis de cortisol no organismo estão especialmente elevados entre meia hora a duas horas após acordar. E esta altura é péssima para beber café, porque a cafeína mimetiza a mesma resposta ao stress, fazendo com que os índices de cortisol aumentem mais do que aquilo que é considerado normal e até perigosamente”, alerta a clínica.

“Tal provoca distúrbios no bioritmo dos indivíduos, causando por sua vez uma intolerância à cafeína – de modo a que a substância se torna cada vez menos efetiva”.

Segundo Brewer, a hora perfeita para beber o tão desejado café é às 10 horas, quando os níveis de cortisol já baixaram e o corpo necessita de facto de um reforço e impulso energético.

Caso beba três cafés por dia, a próxima chávena deverá ser ingerida às 14 horas. Já que o ritmo circadiano provoca outro pico de cortisol por volta da hora de almoço, e geralmente às 14 horas os níveis de cortisol já decresceram novamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório