Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Dia Internacional do Idoso: Sabe o que é a estenose aórtica?

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promoveu hoje o primeiro encontro sobre estenose aórtica, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso e da campanha 'Corações de Amanhã', pelas 10 horas, na Biblioteca Nacional de Portugal.

Dia Internacional do Idoso: Sabe o que é a estenose aórtica?
Notícias ao Minuto

19:30 - 01/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Consciencialização

Estima-se que a estenose aórtica afeta 1 em cada 15 portugueses acima dos 70 anos.

"O primeiro estudo português sobre esta doença indicou-nos que cerca de 82 por cento das pessoas com mais de 70 anos nunca tinha ouvido falar de estenose aórtica, nem de como esta se manifesta. Desta forma, torna-se imprescindível promover um maior conhecimento sobre a doença junto da população, contribuindo para o reforço do reconhecimento dos seus sintomas (cansaço, dor no peito, desmaios) e importância do diagnóstico precoce”, refere Rui Campante Teles, Coordenador da Campanha 'Corações de Amanhã'.

O médico cardiologista acrescenta: “Com este evento pretendemos, além de sensibilizar as pessoas para a doença, promover a partilha de testemunhos entre doentes, incentivando à interajuda”.

A campanha 'Corações de Amanhã' conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e tem como objetivosaumentar o conhecimento e compreensão sobre estenose aórtica, promovendo o seu diagnóstico e tratamento precoce.

A aorta é a principal artéria do nosso corpo que transporta sangue para fora do coração. Quando o sangue sai do coração flui da válvula aórtica para a artéria aorta. A válvula aórtica tem como função evitar que o sangue bombeado pelo coração não volte para trás. Na presença de estenose, a válvula aórtica não abre completamente, vai ficando cada vez mais estreita e isso diminui o fluxo sanguíneo do coração. Se não for detetada atempadamente esta doença pode limitar muito a qualidade de vida e até ter um desfecho letal.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular é uma entidade sem fins lucrativos.

Saiba mais aqui

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório