Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Vontade de dormir a sesta não pode ser evitada. A ciência explica porquê

Antes que se sugiram soluções a quem tem problemas de sono,a análise terá, no entanto, de ser confirmada em casos humanos, já que apenas se comprovou o caso em ratos de laboratório.

Vontade de dormir a sesta não pode ser evitada. A ciência explica porquê
Notícias ao Minuto

12:30 - 01/10/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sono

Há quem só consigam dormir à noite. Outros, não resistem a uma breve sesta a meio da tarde. A explicação está na genética, sugere estudo que ‘culpa’ os genes pela necessidade que muitos sentem de dormir a meio da tarde.

O estudo foi feito pelo grupo de investigadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, que acredita haver um gene responsável pelos hábitos de sono dos seres humanos que tendem nomeadamente a preferir dormir a sesta ou a não o fazer.

Embora já tenham sido desenvolvidos vários estudos que apontam as vantagens de se dormir a meio da tarde por alguns minutos, o comportamento de sono humano ainda está pouco desvendado, o que torna o referido estudo mais relevante.

O gene em questão, SIK3, parece afetar apenas fases específicas do sono, nomeadamente a de sono profundo ou REM (Rapid Eye Movement) o que abre portas para estudos futuros que queiram analisar os hábitos de sono do ser humano e procurem um determinado objeto de estudo a analisar.

Ainda que a vontade de dormir ou não sesta não seja, para a maioria dos indivíduos, algo mandatório, a resposta genética que o estudo aponta pode ser a solução para casos de quem tem problemas de sono, o que acontece a cerca de um terço da população, aponta o Independent – para estes casos sim, a sesta pode ser a solução e a falta de vontade poderá eventualmente ser contrariada pela inclusão do referido gene.

Siga também Lifestyle ao Minuto no Instagram

Ver esta publicação no Instagram

Paralisia de Bell e não só. Conheça os casos de quem não sorri (e a importância desta forma de comunicação) em Lifestyle ao Minuto #lifestyleaominuto #noticiasaominuto #sorrir #comunicação #humanos #comportamentohumano #estudo #paralisiadebell #nervos #músculos #smile #serious #human #humanbeing #girl  iStock

Uma publicação partilhada por Lifestyle ao Minuto (@lifestyleaominuto) a 28 de Set, 2018 às 3:12 PDT

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório