Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Está provado, homens comprometidos tendem a engordar. Mas porquê?

É a vida de casado, justificam-se muitos. Um estudo explica o fenómeno com argumentos um pouco mais válidos.

Está provado, homens comprometidos tendem a engordar. Mas porquê?
Notícias ao Minuto

11:45 - 01/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Excesso de peso

Por já ter uma companheira ‘garantida’, os homens tendem a relaxar e a preocupar-se menos com o seu aspeto físico. Esta é a crença popular usada para justificar a relação entre homens casados e aumento de peso e a ciência confirma que assim o é mesmo.

A primeira confirmação partiu da observação direta dos dados de uma amostra canadense de 2000 indivíduos onde 79% dos comprometidos sofre de excesso de peso e 57% admite ter ganho vários quilos no primeiro ano de casado - entre 7 e 9 quilos. Desta amostra, constou-se ainda que são os homens os mais propícios ao aumento de peso.

Tais conclusões levam os cientistas as concluir que este é o resultado do ‘peso do amor’, ou seja, a sensação de confiança que leva ao ‘descuido’ relativamente ao aspeto físico e consequentemente a uma pior saúde. Porque este aumento de peso acontece apenas quanso se está inteiramente confortável relativamente ao parceiro, a situação tende a acontecer mais rápido no caso de casais entre os 18 e os 24 anos. Já adultos que comecem uma relação entre os 45 e os 56 anos demoram no mínimo seis meses até se sentirem realmente à vontade com o parceiro.

É claro que um indivíduo que desde sempre siga um estilo de vida saudável e atente aos cuidados com o próprio corpo, bem como alguém com metabolismo rápido que não tenha tendência a engordar, o caso de engordar após o casamento não se verifica.

Por outro lado, são aqueles com mais facilidade em ganhar peso que mais tendem a esforçar-se menos aquando do casamento que é visto como um compromisso onde não é necessário esconder os próprios defeitos. Além disso, também se verificou vários casos em que, pela constituição de uma família, os indivíduos passaram a prestar mais atenção aos filhos, passando a colocar a própria saúde em segundo plano.

Tal estudo serve por isso para alertar para a necessidade de se manter sempre uma dieta saudável e exercício físico, contra problemas mais graves de saúde que advenham do excesso de peso. Se teve o ‘trabalho’ antes do casamento, por que não manter o hábito?

Os indivíduos pertencentes à amostra estão conscientes da situação, resta alertar para os problemas e do fácil que é prevenir a situação com um estilo de vida saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório